O que esperar do e-commerce para 2023?

Com a chegada de um novo ano, é comum criarmos as famosas resoluções e metas do que desejamos fazer nesse ano que se inicia. E para você que é empreendedor, não é diferente. É muito importante planejar quais serão as diferentes ações que fará para alcançar os seus objetivos de venda durante todo o ano que virá, e o momento para fazer isso é agora.

 

Nos últimos anos, o setor de e-commerce esteve em evolução constante no Brasil. Isso foi ainda mais potencializado depois da pandemia do novo coronavírus, que obrigou a população a ficar em casa, fazendo com que as compras online fossem a melhor opção.

 

Milhares de consumidores aderiram às compras online e estão cada vez mais comprando de tudo pela internet, desde eletrônicos, móveis e roupas até alimentos. Temos certeza de que isso é apenas o começo, e que nesse próximo ano, a tendência de compra será ainda maior.

 

Para obter sucesso na sua estratégia no e-commerce no ano que vem, você precisa estar atento a algumas práticas que irão guiar o comércio eletrônico.

 

Quer saber o que vai bombar no setor de e-commerce em 2023? Confira a seguir as principais tendências. E continue lendo, no final terá um bônus.

 

Compras nas redes sociais: A venda de produtos e serviços através das mídias sociais será um grande tendência. E entre as redes mais populares para comprar, o WhatsApp lidera, 64% dos consumidores já realizaram uma compra no aplicativo, segundo pesquisa da Mobile Time. Com uma boa estratégia, através da sua vitrine virtual no Vendizap, você trará resultados incríveis para seu e-commerce nesse próximo ano.

 

Personalização e relacionamento: A personalização da experiência de compra com certeza será uma exigência muito forte do e-commerce, pois os consumidores estão prezando cada vez mais por um atendimento diferenciado e individualizado. E o primeiro passo para conseguir personalizar qualquer experiência é conhecer profundamente o seu público. Isso só é possível por meio de dados concretos sobre quem é o seu cliente, o que ele busca e como você pode ajudá-lo a resolver seus problemas.

 

Experiência Omnichannel: Tem ganhado muita força nos últimos tempos. Apesar do nome difícil, trata-se de uma experiência multicanal onde o cliente constrói uma relação de maior proximidade com a empresa. Quem trabalha no digital deverá investir na experiência multiplataforma, marcando presença nas diferentes redes sociais, criando canais de atendimento alternativos, entre outras possibilidades.

 

Vendas regionais: O valor do frete pode impactar muito na decisão de compra. No e-commerce a expectativa é pela priorização das vendas regionais, que tem o valor mais baixo. Além disso, aplicativos de entrega ganham na agilidade e no preço, dependendo da distância e do volume do produto, é uma boa aposta oferecer essa solução ao consumidor.

 

Dispositivos de acesso: Anteriormente existia uma preferência de compras apenas pelo computador, porém hoje a maioria das pessoas possui um smartphone, mas não tem computador em casa. Segundo um estudo aponta, 76% dos consumidores móveis preferem o smartphone ao invés do computador para fazer compras. Portanto, lojas virtuais devem se preparar para finalização da venda através do celular.

 

Diversas opções de pagamento: Outra forte tendência para o próximo ano é dar diversas opções de pagamento para o consumidor, como Paypal, Google Pay, Samsung Pay, criptomoedas e é claro, o Pix. Os clientes irão dar prioridade a lojas que usam principalmente pagamentos rápidos, tornando o processo de compra mais fácil e ágil.

 

BÔNUS: Você não pode perder a oportunidade de estar com tudo alinhado para as festividades que podem ser muito atrativas para as vendas do ano que vem. Por isso, além de te falar as tendências, listamos abaixo os feriados e principais datas comemorativas do ano de 2023, para que você adicione no seu calendário e já comece a organizar suas ações para essas datas. Confira:

 

1° de janeiro – Confraternização Universal

30 de janeiro – Dia da Saudade

21 de fevereiro – Carnaval

08 de março – Dia da Mulher

15 de março – Dia do Consumidor

09 de abril – Páscoa

21 de abril – Tiradentes

08 de maio – Dia das Mães

12 de junho – Dia dos Namorados

30 de julho – Dia dos Amigos

14 de agosto – Dia dos Pais

07 de setembro – Independência do Brasil

15 de setembro – Dia do Cliente

12 de outubro – Dia de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças

31 de outubro – Dia das Bruxas (Halloween)

15 de novembro – Dia da Proclamação da República

24 de novembro – Black Friday

25 de dezembro – Natal

31 de dezembro – Réveillon

 

Depois de todas essas dicas, acreditamos que você já esteja mais preparado. A receita para o sucesso das vendas do seu e-commerce nesse próximo ano é simples: muito planejamento, estratégia, bom atendimento e uma vitrine virtual atrativa. Gostou desse artigo? Compartilhe com um amigo empreendedor!