Como vender mais com o WhatsApp no Natal?

2 bilhões.

Esse é o número aproximado de usuários no aplicativo WhatsApp. Aliás, é quase impossível lembrar como as pessoas se comunicavam antes do WhatsApp. A plataforma modificou a definição de comunicação e agora está inovando também o conceito de vendas. Por isso, se sua loja não está presente no WhatsApp, sinto lhe informar: todos os teus potenciais clientes estão.

Só no Brasil, são 120 milhões de usuários no Brasil e o app está instalado em 99% dos celulares nacionais. Inclusive, uma pesquisa realizada pela eCGlobal Solutions em parceria com a eCmetrics, constatou que os brasileiros estão mais abertos a receberem conteúdo relevante das marcas pelo WhatsApp. E claro, quanto mais essencial para a comunicação o app se tornou, mais possibilidades de mercado surgiram para o comerciante.

E por falar em comércio, o Natal é época do ano com maior número de atendimento e volume de vendas. Só em 2020 – mesmo com a pandemia – o varejo online faturou quase 45% a mais do que no ano de 2019, de acordo com levantamento realizado pela EbitNielsen. Movimentando quase 4 bilhões de reais em menos de 15 dias!

2 bilhões de usuários + 4 milhões de reais investidos… Não precisa ser nenhum gênio da matemática para entender que essa equação pode te gerar bons lucros.

Se você ainda não sabe como, o Vendizap te explica!

  1. Peça autorização para adicionar o contato e transmitir seu conteúdo

Antes de mais nada, peça sempre autorização antes de adicionar um contato em suas listas de transmissão. É essencial saber se o cliente tem interesse em consumir seu conteúdo pelo WhatsApp. Isso evita com que o cliente, bloqueie ou silencie as suas mensagens.

  1. Tenha um celular oficial par atendimento

Não misture seu WhatsApp pessoal com o WhatsApp profissional. Tenha um celular disponível 24h para o canal de atendimento ajuda a fidelizar os clientes, quanto mais atenção eles recebem no atendimento, maior as chances de procura.

Além disso, pelo WhatsApp você pode responder com mensagens automáticas seus clientes, além de definir e informar um horário para atendimento online. É essencial ter uma pessoa responsável pelo celular de atendimento e que seja capacitada para responder todas as informações questionadas de forma rápida, acessível e simpática.

  1. Utilize listas de transmissão, esqueça os grupos

Não coloque seus clientes em grupos aleatórios com vários contatos estranhos. Eles podem fazer sentido para você, mas não fazem uns para os outros. As listas de transmissão são mais pessoais e personificadas. As pessoas gostam de se sentir únicas, por isso é melhor abrir conversas com 100 clientes, do que juntas 100 clientes em uma única conversa.

Por mais que transmitir uma mensagem automática pela lista de transmissão seja uma ótima estratégia, experimente mandar uma mensagem com o nome do cliente e uma comunicação mais objetiva. Pode demorar horas a mais de trabalho, mas vai te render muitos mais leads!

  1. Ofereça conteúdo relevante

Cuidado, o WhatsApp é uma linha tênue entre conteúdo relevante e spam. Não envie mensagens apenas por enviar, inicie uma comunicação por meio do seu conteúdo. Seja para avisar que chegou aquela peça tão desejada, entramos em promoção, ou, já que é Natal: perguntar se a lista de presentes já está garantida!

Ofereça ajuda, personifique o atendimento, mostre as novidades, interaja com seu público! E o principal, se coloque no lugar deles. Antes de enviar uma mensagem por dia, pense se você gostaria de receber tantas mensagens de uma marca. Analise as mensagens, identifique quais são relevantes e quais não são 100% necessárias.

  1. Campanha de Natal

Com o Vendizap você consegue personalizar uma vitrine virtual especial de Natal. Elenque as principais buscas e crie uma campanha exclusiva:

– Elenque seus produtos como uma lista de presente

– Organize sua vitrine com dicas de looks, presentes e acessórios para usar no Natal

– Coloque algumas ofertas ou dê mimos para clientes que adquirirem tais produtos.

Crie uma vitrine exclusiva e atrativa para a época de maior volume de vendas do ano. Seu cliente está à procura de algo especial, seja o que ele deseja encontrar.

Não precisa de cartinha de Natal, quando há oportunidades!

Nesse Natal a equação perfeita para triplicar suas vendas é dicas do Vendizap + vitrine virtual atrativa + atendimento personalizado. Essa é a conta que vai aumentar seu faturamento e fazer sua marca estar presente na lista de Natal do seu cliente!