computador com black friday

Black Friday 2021: Como preparar seu E-commerce!

A Black Friday se tornou popular nos Estados Unidos desde 1952, quando muitas lojas costumavam oferecer promoções para limpar estoques marcando o início das temporadas de compra para o Natal. No Brasil, a prática vem sendo cada vez mais utilizada desde 2010, possuindo um foco maior em vendas no e-commerce. Em suas primeiras edições algumas empresas aumentavam os preços para depois “cobrar a metade do dobro”, deixando a data com o apelido de “Black Fraude”. Apesar de ainda gerar certa desconfiança, muitos consumidores e empresas brasileiras caíram no gosto desta data.

 

Em 2020, a Black Friday trouxe um marco histórico ao e-commerce brasileiro, se tornando a edição com maior volume de vendas de todos os tempos. As vendas tiveram um aumento de 31% no valor do mesmo período em 2019, de acordo com levantamento da Neotrust/Compre&Confie. O fato pode ser explicado pela pandemia do coronavírus e como acelerou o processo de compras online e a digitalização de lojas físicas.

 

A data já está confirmada para o dia 26 de novembro de 2021, e é uma ótima oportunidade para alavancar suas vendas e atrair novos clientes. Então, se você ficou interessado em como fazer, continue a leitura e confira algumas dicas que separamos para te ajudar!

 

Primeiramente, comece seu planejamento

 

Os primeiros passos são muito importantes para se preparar para essa data. Procure fazer um planejamento bem elaborado que pense em todas as etapas da Black Friday, desde a pré-campanha até o pós-campanha. 

 

Um dos fatores importantes para levar em consideração nesse momento é fazer uma análise de concorrentes com antecedência, tal ação pode facilitar na escolha dos preços dos produtos. Por isso, se atente para não oferecer valores desproporcionais no mercado, e pense em como deixá-los mais atraentes para os consumidores, levando em consideração frete e prazo de entrega. Procure oferecer descontos vantajosos tanto para você quanto para os clientes. 

 

Além disso, tome cuidados prévios com o estoque. Analise se será necessário reforçá-lo e crie estratégias para a saída das mercadorias. Um bom planejamento pode prever quais serão os produtos mais requisitados na data, também procure entrar em contato com fornecedores para fazer negociações, já que conseguir bons descontos nas aquisições pode trazer maiores descontos aos consumidores.

 

Crie estratégias de Marketing Digital e marque presença nas redes sociais

 

Investir em Marketing Digital é um ponto estratégico para a preparação da Black Friday. Ações como essa demandam um tempo especial para planejar uma melhor abordagem, por isso também procure elaborar a etapa com antecedência. A estratégia de Remarketing é excelente para analisar ações de consumidores que já compraram, e criar um foco para eles, trazendo ótimos resultados. Então comece analisando o perfil de seus clientes e quais são suas necessidades. 

 

Outra estratégia é deixar os clientes informados algum tempo antes da data, enviando mensagens especiais com todas as informações sobre a Black Friday em sua loja, por exemplo. Também dê uma atenção especial para as redes sociais de sua loja, crie presença nas mesmas e priorize o relacionamento com o público. Um maior engajamento trará mais resultados, por isso, faça conteúdos de qualidade, divulgue a data, prepare seus consumidores para o dia e crie lembretes especiais. A sinalização também é importante, invista na personalização das redes sociais com banners, cores e slogans. 

 

Como escolher os produtos que serão anunciados?

 

Os descontos impactantes são o grande diferencial da Black Friday, porém não é viável fazer isso em todos os produtos, procure apostar em profundidade, colocando ótimos descontos em produtos por categorias especiais. Colocar pouco desconto em todos os produtos não trará tantos resultados quanto focar em uma parcela do estoque, isto pode trazer mais vendas no geral e reforçar ainda mais os lucros. Também procure deixar a experiência do catálogo virtual Vendizap o mais interessante possível, com produtos atraentes, imagens de qualidade e descrições detalhadas.

 

Agora, se você já está habituado a vender nesta data, será útil criar uma base de dados para comprar produtos que tiveram maiores vendas em edições passadas. Também fique de olho no estoque, aumentando-o significativamente, e preste atenção às formas de reposição mais rápidas, um atraso na entrega trará uma insatisfação muito grande dos consumidores. Tente pensar como o consumidor e análise os pontos que agradam os mesmos. 

 

De acordo com uma análise da Inteligência de Mercado Globo, em 2021 os itens que serão mais procurados serão, respectivamente: 32% em roupas e acessórios, 24% alimentos e bebidas, 26% autocuidado e infraestrutura do lar com 23%.

 

Quando começar a divulgação das promoções e quais os melhores descontos?

 

A Black Friday acontece apenas no dia 26 de Novembro, mas as divulgações das promoções não precisam começar na véspera, seria ideal começar bem antes. A estratégia consegue possibilitar que os clientes consigam planejar o dinheiro e como pagar com antecedência. Então, comece antes a compartilhar novidades da data com seu público e crie um cronograma de publicações.

 

Em relação às formas de pagamentos, tente oferecer diversas opções, para que todos possam adquirir itens em sua loja. Já para promoções e cupons de desconto, analise qual alternativa seria uma opção mais viável. Os cupons de descontos são fixos (10%, 20%, 30%), e as promoções deixam produtos com preços mais baixos. Então pense na melhor opção e comece a configurar descontos/promoções antes da data. 

 

Os produtos que costumam vender mais em sua loja não possuem muitas chances de erro, mas nem sempre eles possuem bons resultados na Black Friday, já que outros fatores podem influenciar como a disponibilidade de estoque. Porém os itens carro-chefes podem trazer mais pessoas a comprarem em sua loja, então crie descontos especiais a eles caso seja viável.

 

Comece a se planejar agora mesmo para a Black Friday utilizando nossas dicas!

 

Se gostou, compartilhe com um amigo.