Outubro Rosa: Qual a importância de adotar a causa no seu negócio

O Outubro Rosa é um movimento conhecido mundialmente e ressalta a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Todo ano são realizadas campanhas com propósito de conscientizar e lutar contra esta doença e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. O tumor é o tipo mais incidente em mulheres de todas as regiões do Brasil, após o câncer de pele não melanoma.

 

Estimativas revelam que em 2021, 66.280 mil novos casos foram detectados no Brasil, além de 18.295 mil mortes, tornando a causa mais frequente de morte por tumores em mulheres, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer. Por isso, esta campanha ganha cada vez mais espaço entre a sociedade e também em empresas.

 

Como surgiu a campanha:

 

A campanha surgiu nos anos 90, quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, promovida pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, em Nova Iorque. Na época os corredores já usavam o laço rosa, fato que tornou-o o símbolo oficial do Outubro Rosa. Mais tarde, em 1997, as cidades de Yuba e Lodi, nos EUA, começaram a promover mais campanhas e atividades voltadas ao diagnóstico da doença. Posteriormente com a aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) das campanhas de prevenção ao câncer de mama.

 

Inicialmente as cidades adotaram enfeites com laços rosas para sensibilizar a população, depois surgiram outras ações como corridas, desfiles e eventos culturais. A iluminação de monumentos históricos, prédios públicos, pontes e teatros trouxe ainda mais expansão à campanha, alcançando o mundo. No Brasil, o Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo, aderiu a luzes com tons de rosa, em 2008. Essa foi a primeira vez que o Cristo aderiu a causa, mas não foi a primeira vez que um monumento brasileiro usou tons rosados, o primeiro foi o Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido como o Obelisco do Ibirapuera em São Paulo, Capital.

 

Mas por que é importante aderir o Outubro Rosa em seu negócio?

 

Uma prática cada vez mais comum no mercado é aderir campanhas de causas sociais. Além de trazer uma maior visibilidade para campanhas importantes, conscientizando mais pessoas, também conseguem trazer um maior alcance para as empresas.  

 

O comportamento dos consumidores mudou, hoje em dia eles demonstram um interesse muito maior em marcas que se preocupam com questões sociais, como o Outubro Rosa. Empresas mais humanizadas tendem a ser prioridade para muitas pessoas, e empresas que focam unicamente no lucro acabam afastando as mesmas.

 

Este tipo de estratégia oferece muitos benefícios às empresas, fazendo com elas sejam melhor vistas no mercado, atraindo e fidelizando mais clientes, assim como trazendo um maior destaque entre a concorrência. 

 

Dicas práticas de como adotar esta causa:

 

Alguns empreendedores podem ficar confusos em como aderir causas tão importantes como o Outubro Rosa sem parecerem clichês. Então, hoje traremos algumas dicas práticas de como seu negócio pode ajudar esta causa.

 

 

  • Divulgue dados informativos

 

Uma ótima maneira de conscientizar mais pessoas é divulgando informações relevantes sobre o Outubro Rosa e porque este mês é tão importante. Por isso, busque dados em fontes confiáveis e espalhe gráficos, textos e imagens que contenham dados e informações sobre o câncer de mama.

 

As redes sociais podem ser uma alternativa para a divulgação. Compartilhe as informações no feed ou stories, e consiga atingir diversas pessoas, tanto seus clientes quanto pessoas que se interessem no assunto.

 

Outra dica é criar panfletos informativos e colocá-los em encomendas. Isso vai demonstrar um cuidado extra que será apreciado pelos consumidores que adquirirem mercadorias. 

 

 

  • Crie um visual especial nas redes sociais

 

Uma linguagem em tons de rosa, uma logo com o símbolo do laço ou até mesmo usar roupas rosas e o laço para aparecer nos stories, por exemplo, já acaba mostrando ao consumidor como sua marca realmente se preocupa, isso chamará atenção dos mesmos para que criem interesse na causa.

 

Também aposte em palavras-chaves que remetem ao Outubro Rosa. As palavras-chave são os termos que mais estão sendo pesquisados na Internet. A ferramenta do Google Trends é ideal para tal pesquisa, por lá você irá conseguir achar os termos em tendência para escrever nas legendas dos posts ou em hashtags.

 

 

  •  Conte histórias de superação

 

O Storytelling é uma ação bastante utilizada por grandes empresas, mas pode trazer benefícios a pequenos negócios também. Para isso, procure histórias de pessoas que superaram o câncer de mama. Compartilhar histórias de grandes nomes, como a Angelina Jolie, por exemplo, que foi uma grande inspiração no mundo todo, ao fazer uma operação de retirada dos seios, chamada mastectomia preventiva. 

 

Histórias como essa podem inspirar mulheres a procurarem ajuda, além de sensibilizar pessoas a compartilharem o assunto. E ainda, se você conhecer uma história que envolve o tema, seria melhor ainda. 

 

 

  • Participe e/ou promova eventos

 

Uma alternativa muito interessante é participar de um evento que ocorra em sua cidade. Muitos lugares promovem anualmente eventos de conscientização e até mesmo de caridade pelo Outubro Rosa. Podem ser corridas, palestras ou campanhas de arrecadação. Se informe como a sua cidade cria eventos como estes, e se ela não promove, que tal criar um você?!

 

Você mesmo pode promover algum evento, não precisando necessariamente ser grande. Um exemplo é promover lives com especialistas nas redes sociais. Chame médicos mastologistas, que cuidam do tratamento do câncer de mama. Faça uma live que seja informativa e um espaço para tirar dúvidas, conversar, desabafar, um lugar de conversa e autocuidado.

 

 

  • Incentive doações para instituições

 

Um gesto muito nobre é o incentivo e doação para ONGs que lutam em prol do diagnóstico e tratamentos adequados do câncer de mama, como a FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama).

 

Ajude financeiramente instituições como essas e incentive para que mais pessoas também ajudem. Você pode divulgar em suas redes sociais, criar uma parceria com alguma ONG vendendo produtos da mesma ou até mesmo dar descontos para clientes que doarem. 

 

Entender a importância do Outubro Rosa e criar ações em sua empresa que ajudem de alguma forma já é um grande passo, cada pequeno gesto pode ajudar. 

 

Quando descoberto no início, a doença tem 95% de chance de cura, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. Por isso, cuide-se e cuide de quem você ama.

 

Espalhe essas informações para que mais pessoas vejam e ajudem: Compartilhe! 💗