6 Dicas para usar o WhatsApp a seu favor depois da venda!

Não é nenhuma novidade que o WhatsApp é umas das redes sociais mais utilizadas no mundo, afinal, são mais de 120 milhões de usuários apenas no Brasil, de acordo com informações da plataforma. 

O mercado digital não ficou de fora e apostou na facilidade do WhatsApp para manter uma comunicação empresarial mais direta e pessoal com clientes e, graças a isso, em 2018, uma plataforma foi criada exclusivamente para atender às necessidades de pequenos negócios, o WhatsApp Business. 

Atualmente, estimam-se que aproximadamente 10 milhões pequenas e microempresas brasileiras estão presentes no aplicativo, segundo pesquisas levantadas pelo Facebook Business. 

 

Mas afinal, o que é o WhatsApp Business e como funciona?

 

O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito que foi criado para auxiliar no processo de comunicação de pequenas empresas, que se encontra disponível para aparelhos Android e iOS.

Além das funções convencionais do WhatsApp, a plataforma possibilita a utilização de ferramentas para automatizar, organizar e responder mensagens mais rapidamente. Por exemplo, você pode utilizar mensagens programadas para responder perguntas comuns ou recepcionar novos clientes de forma instantânea. Também é possível criar um perfil comercial, que exibe informações adicionais como: descrição, site, horário de funcionamento e localização do negócio.

O app também possibilita uma nova forma de interação e engajamento, trazendo maiores chances à fidelização de clientes. Dessa forma, as empresas conseguem mostrar e compartilhar seus produtos/serviços e os consumidores conseguem tirar dúvidas ou encontrar algo de uma forma muito mais fácil.

 

A importância do pós-venda:

 

Agora que você já conhece um pouquinho mais sobre o WhatsApp Business, que tal aprender como utilizá-lo a seu favor no seu pós-venda?!

Primeiramente, vamos destacar porque o pós-venda é tão importante para manter relacionamentos duradouros com seus clientes. 

A jornada do consumidor não termina no momento em que o produto/serviço é adquirido. É importante ressaltar que quando a empresa aposta em ações de pós-venda, ela terá mais chances de fidelização e futuras compras. Para isso, é necessário estar disponível para atender o cliente da melhor forma possível, buscando ajudá-lo sempre que necessário e entregando um atendimento de excelente qualidade. Não podemos esquecer que estar sempre atualizado sobre o mercado de atuação do negócio trará ainda mais confiança para seu público-alvo.

Esta etapa é tão importante quanto o momento de fechamento do negócio! Um pós-venda adequado e eficiente será um diferencial para seu setor de atuação, trazendo assim mais visibilidade e novas oportunidades de crescimento.

 

Como aplicar o pós-venda no WhatsApp Business?

 

Separamos 6 dicas super importantes para a utilização de um pós-venda eficiente utilizando o WhatsApp Business! 

 

1. Tenha um plano de conteúdo: O principal segredo para um alcançar sucesso com seu pós-venda é um planejamento de qualidade! Construa uma estratégia personalizada de acordo com o seu público-alvo. Então comece planejando como abordar o cliente após no momento em que seu serviço/produto começar a ser utilizado.

Exemplo: Envie uma mensagem de agradecimento na pós-venda utilizando o nome do cliente: “Agradecemos a preferência Carolina!”.

 

2. Faça uma análise de contatos e separe-os por etiquetas: Uma ótima forma de organizar seus clientes de acordo com categorias através da ferramenta de etiquetas presentes no aplicativo irá facilitar na hora de executar seu pós-venda. As etiquetas podem ser segmentadas por cores de acordo com seu planejamento.

Exemplo: Crie cores que segmentam novos clientes de clientes que já finalizaram a compra.

 

3. Crie listas de transmissão: As listas de transmissão do WhatsApp Business serão uma forte aliada na hora de enviar mensagens para diversos clientes ao mesmo tempo, além da possibilidade de criar listas de acordo com categorias. A ferramenta possibilita enviar uma mensagem individualmente para cada usuário presente na lista, sendo mais útil que a criação de grupos, já que muitos clientes não visualizam as mensagens dos mesmos.

Exemplo: Crie listas de transmissão para clientes que já adquiriram um produto/serviço.

 

4. Mensagens personalizadas: Agora que você já planejou como irá executar seu plano de conteúdo e categorizou seus clientes por etiquetas, elabore mensagens personalizadas de acordo com cada cliente, dessa forma, o consumidor se sentirá acolhido e conectado com sua empresa. As mensagens personalizadas serão um incentivo para que seu público queira se engajar mais e até mesmo conseguir uma fidelização e futuras compras. 

Exemplo: Crie conexão com o cliente enviando mensagens de feliz aniversário.

 

5. Utilize o status para divulgar seu catálogo: Uma ferramenta bastante utilizada na versão padrão do WhatsApp e WhatsApp Business também pode ser aproveitada em seu negócio, já que diversos clientes costumam acompanhar atualizações de contatos. O status mostra-se bastante útil no pós-venda graças à possibilidade de compartilhar imagens/ vídeos curtos, banners, anúncios e claro, seu catálogo Vendizap. Por isso, aposte nesta função para despertar curiosidade em seus clientes, para que isso gere conversas futuras de uma forma mais espontânea!

Exemplo: Divulgue o link do seu catálogo Vendizap para que seus clientes possam ter acesso a todos os seus produtos.

 

6. Faça pesquisas de satisfação: As pesquisas de satisfação são importantes para que você tenha uma mensuração da experiência do cliente, dessa forma, sendo possível definir o nível de satisfação dos consumidores com seu produto/serviço. Descubra se houve algum problema ou se ele tem sugestões. Com uma pesquisa de satisfação, é possível definir se suas estratégias estão tendo os resultados desejados. A facilidade da pesquisa também é um ponto chave para que você consiga obter um maior número de respostas, por isso, atente-se à rapidez dessa pesquisa. Seja breve e não se estenda demais.

Exemplo: Avalie sua satisfação com o nosso produto, em uma escala de 0 a 5 (Sendo 0 muito insatisfeito e 5 muito satisfeito).

 

Coloque em prática todas as nossas dicas e alavanque seu pós-venda!

Se você gostou do conteúdo, compartilhe com quem também precisa dessas dicas 🥰