carrinho de compras

5 Formas online para divulgar seus produtos

Além do seu próprio e-commerce, você precisa pensar em outros meios de comunicação para investir em estratégias de divulgação dos seus produtos!

 

O objetivo disso não é realizar a venda efetivamente nesses outros canais alternativos de comunicação, mas sim, anunciar seus produtos e seu e-commerce, gerar o desejo de compra e puxar esse lead para a sua loja virtual. Para aí sim realizar a conversão 🙂

 

Uma loja física pode atrair pedestres que passam na frente ou até mesmo outras pessoas que visualizam outdoors e flyers da marca. Mas um e-commerce não possui essa chance! É preciso investir em canais que tragam o mínimo de retorno possível para a vitalidade da sua empresa. 

 

Você pode investir no Instagram (essencial, recomendamos muito), no Facebook, no TikTok, no Telegram, no WhatsApp (nosso queridinho), e em qualquer outra rede social que faça sentido para o seu público-alvo.

 

Já falamos um pouco sobre isso, clique aqui para saber mais sobre o assunto e ter um direcionamento melhor!

 

Mas o fato é que investir na divulgação dos seus produtos em outras plataformas é essencial.

 

Pois isso te traz: 

 

  • Mais vendas;
  • Uma audiência conectada;
  • Uma cartela de clientes mais fiéis;
  • Mais autoridade;
  • Mais espaço no meio digital!

 

É de extrema importância que você, como um (a) empreendedor (a), compreenda como é essencial ter uma autoridade no meio digital, independente de qual plataforma ou aplicativo utilize, em qual rede social ou com qual estratégia. 

 

A internet é a rua do seu negócio! 

 

Por isso, hoje trouxemos 5 formas online alternativas para você divulgar seus produtos:

 

1- Perfis nas redes sociais

É inegável o quanto as redes sociais possuem um poder na sociedade! Por lá você pode influenciar, se conectar, vender, atrair, se relacionar, e muito mais. Por isso, este é um canal que não pode ser deixado de lado por nenhum empreendedor.

 

Escolha as redes sociais certas para criar o perfil da sua empresa. E você pode fazer isso ao conhecer melhor o seu público-alvo. Entenda se as pessoas que consomem de você preferem passar mais tempo no Facebook, Instagram, TikTok ou WhatsApp. 

 

E claro, se seu e-commerce ainda é novo e você não possui uma base de clientes para estudar, aposte no Instagram que não tem erro!

 

Após escolher as redes sociais em que sua empresa estará presente, produza conteúdos de valor, com informações, indicações, divulgação e tudo mais que permeia o seu nicho de atuação.

 

Assim você se conecta com a audiência e cria o desejo de compra!

 

2- Grupos nas redes sociais

O ser humano possui um desejo intrínseco: o de pertencimento! 

 

Todos nós adoramos, conscientemente ou não, fazer parte de um grupo, de um clube ou de algo do tipo. Isso porque somos seres sociais – o que explica a fascinação pelas redes sociais também! 

 

Mas a questão é: se você construir uma estratégia muito bem feita, um grupo nas redes sociais pode te fazer gerar uma conexão muito mais íntima e maior do que somente através das postagens, e assim gerar o sentimento de pertencimento. 

 

Isso traz mais confiança ao seu negócio e desperta mais ainda o desejo de compra. Além disso, essa estratégia constrói algo muito importante também: a fidelidade do cliente!

 

3- Lista de transmissão no WhatsApp

Este é um canal muito benéfico para as empresas, se utilizado com cautela!

 

O perigo dessa estratégia é enviar uma quantidade muito alta de mensagens aos contatos da lista e trazer o sentimento de repulsa ao invés de conexão.

 

As listas de transmissão são eficazes quando feitas bem nichadas, por exemplo: uma lista de público feminino, outra de masculino, outra de qual compra X produtos, outra de quem compra Y produtos… e por aí vai!

 

Assim, você consegue enviar o conteúdo/anúncio de forma muito mais personalizada e assertiva. 

 

Além disso, é importante pensar na periodicidade do envio dessas mensagens, senão você pode ser bloqueado pelo contato!

 

4- Status do WhatsApp

O status do WhatsApp é um ótimo canal para ser usado com mais leveza e sem muito medo. Se você ainda tem receio de criar as listas de transmissão, aposte no status!

 

Lá você pode criar conteúdos na mesma linha que cria para o Instagram, por exemplo. É uma forma muito mais dinâmica e leve de se comunicar com o público. 

 

Lembrando que é de extrema importância você ter um meio de captar o número da pessoa. Se não for através das vendas pelo seu e-commerce mesmo, você pode utilizar outras redes sociais para captar esse lead, ou seja, as redes sociais também se complementam!

 

5- Tráfego pago

Esta é talvez a forma mais complexa de se usar, e que também precisa de um investimento um pouco mais alto e constante!

 

Isso porque precisa-se de muito conhecimento para criar campanhas online e, além disso, saber estudar os dados que elas te oferecem. Mas é uma estratégia que dá muito certo e vale a pena pensar na possibilidade!

 

No entanto, devido a complexidade desse meio, duas coisas são muito importantes: 

 

  1. Ter perfis nas redes sociais muito bem estruturados, com conteúdos legais e um visual bonito, para que quem chegue através do tráfego pago goste da sua marca e siga o perfil;
  2. Ter um profissional especializado ou uma empresa focada em tráfego pago para te ajudar nesta questão. Assim, você investirá em pessoas que realmente te ajudarão e em campanhas muito mais assertivas que darão um retorno muito melhor!

 

O tráfego pago não é a venda! Ele evidencia o seu produto na web com muito mais ênfase do que estratégias convencionais de impulsionamento, captando pessoas que se tornam lead, ou seja: muito mais propensas à conversão! Isso porque são pessoas que se encaixam nas qualidades e personalidades do seu público ideal. 

 

Procure um profissional e saiba mais sobre essa estratégia! 

 

Invista nos meios digitais!

 

Agora é a sua hora de investir nessas estratégias!

 

Não tenha medo, comece com o que você e como pode. Comece hoje! 

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um amigo!