Fidelidade do cliente nos pequenos e micronegócios

Com a crise global, os consumidores passaram a reavaliar suas prioridades de compra, em um primeiro momento. Isso porque, no início da pandemia, as pessoas buscaram suprir o essencial em suas casas, acreditando que seria um período curto, mas de isolamento completo. Na sequência, conforme o tempo passava, os consumidores voltaram a adquirir produtos mais caros e que não usariam logo de cara. Nesse momento, houve um certo impacto na fidelidade do cliente, que acabou preferindo lojas online mais estruturadas para fazer suas compras e foi muito impactado pelas ofertas.

 

De acordo com o Relatório Varejo de 2021, da Adyen, outros pontos afetaram a preferência e a fidelidade do cliente. 71% dos entrevistados afirmou que compraria mais de negócios locais, com o intuito de que eles permanecessem abertos, 76%, que continuaria a comprar dos varejistas com os quais contou durante a pandemia, e 82% disse que a ética do varejista – como pagar bem os funcionários, contribuir para a comunidade ou se preocupar com o meio ambiente – é mais importantes para eles agora devido à pandemia.

 

 

O que é necessário para um negócio manter e conquistar a fidelidade do cliente?

 

Ainda seguimos nesse contexto de instabilidade emocional, financeira e social, portanto, cada compra tem uma importância a mais. Porém, segundo a pesquisa, mesmo em momentos assim, se seu negócio oferecer meios de agradar o cliente, é provável que ele retorne para você.

 

Assim, o ponto chave para conquistar ou reconquistar a fidelidade do cliente é entender quais serão as prioridades do consumidor de agora em diante. É claro que a cada dia as situações mudam e oferecem novos desafios para os varejistas, e o atendimento ao cliente de qualidade está muito relacionado à fidelidade do cliente. Oferecer uma experiência de compra menos trabalhosa e que seja confiável é fundamental, mas há mais.

 

Os dados do Relatório mostram que os consumidores devem optar por consumir de negócios locais nos próximos meses, e que devem analisar também a ética da empresa na hora de escolher um estabelecimento. 73% dos entrevistados afirmou que fariam um caminho maior para comprar de um negócio que se engajou socialmente durante a pandemia, 71% disse que seria mais leal a um varejista que lhe permitisse comprar online e devolver na loja.

 

 

Além de ter um negócio justo, crie programas de fidelidade que realmente sejam aplicáveis

 

64% dos entrevistados acredita que os programas de fidelidade levam muito tempo para oferecerem os benefícios. 79% pensa que os varejistas precisam melhorar o modo como recompensam o cliente por realizar a compra com eles. 

 

Por isso, é preciso investir nos programas de fidelidade para aproximar esse relacionamento. De acordo com a pesquisa, as opções oferecidas pelas empresas atualmente não suprem essa demanda. Ofereça praticidade, no lugar de requisitar o CPF a cada compra, ou oferecer um cartão fidelidade, opte por vincular o programa ao cartão de crédito, por exemplo.

 

A fidelidade do cliente está, também, muito conectada à sua experiência de compra e a experiência do cliente, a impressão que o seu negócio deixa no público após algum contato. Para saber mais, acesse nosso artigo sobre o tema.

 

Tenha em mente que o seu negócio precisa ser flexível. Isso significa estar disposto a mudanças e a perseguir tendências. Ter apenas um canal de vendas não é indicado. Se você vende só pelo Instagram, por exemplo, está perdendo de alcançar novos consumidores e de conquistar a fidelidade do cliente. Saiba como você pode criar um site de vendas e ampliar sua clientela. E mais: veja como atrair visitantes

 

Outro erro é não oferecer integração entre os diferentes canais de venda, outro erro. É preciso compreender que não as barreiras entre o consumo online e off-line devem ser cada vez mais inexistentes. Compreender seu cliente e os costumes dele de vida e na hora de comprar te coloca um passo adiante na criação e na oferta de serviços para fidelizar esse cliente. 

 

Conheça mais sobre o Unified Commerce, a unificação do comércio

 

×

Olá!

Precisando de ajuda com o Vendizap? É só clicar abaixo para falar com o Suporte.

× Ajuda