7 dicas para melhorar a experiência do cliente

A situação que o Brasil e o mundo enfrentam atualmente impõe aos empresários e às empresas diversas modificações em relação à oferta dos seus serviços. Isso porque, os efeitos da COVID-19 no comportamento do consumidor foram praticamente imediatos e permanecem até hoje. 

 

A experiência do cliente tem requerido mais segurança e empatia para ser positiva, em um mundo onde as pessoas estão ansiosas e solitárias.

 

O que aconteceu foi que as expectativas do cliente com as empresas aumentaram. O que anteriormente seria uma ótima experiência do cliente, acabou por se tornar simplesmente ações básicas de venda e relacionamento. E é claro que as pequenas e médias empresas também entram nessa jogada. Entenda o que é experiência do cliente e como é possível fazer com que ela seja ainda melhor, impulsionando suas vendas e a reputação da sua empresa. 

 

 

O que é experiência do cliente?

 

A experiência do cliente, ou Customer Experience, é a impressão que o seu negócio deixa no público após algum contato. Dessa forma, ela faz referência ao relacionamento do cliente com a empresa ao longo do funil de vendas, ou seja, ao longo das etapas que um potencial cliente percorre desde o primeiro contato até realizar a ação de compra.

 

O funil de vendas se inicia lá quando o seu negócio é descoberto por um potencial cliente. Isso pode acontecer por meio de publicidade online, indicação boca-a-boca, crescimento orgânico nas redes sociais… A máxima é a primeira impressão que fica não pode ser totalmente considerada aqui, mas é fato que ter uma boa primeira impressão é ótimo para o relacionamento.

 

Mas é claro que de nada adianta passar uma boa impressão para o cliente, se o seu atendimento é falho. Logo ele irá ter uma experiência do cliente ruim e provavelmente deixará de comprar com você. 

 

Depois do primeiro contato, o potencial cliente vai “namorar” o seu negócio. Ele precisa ser impactado algumas vezes antes de fechar alguma compra. E é provável que ele entre em contato com a sua marca antes de comprar, buscando entender mais sobre suas particularidades, preço, e serviço. 

 

A rapidez ao ser atendido para a experiência do cliente será um grande diferencial, mas nada de bots! Respostas personalizadas são muito valiosas, especialmente quando falamos em pequenos e médios negócios . 

 

A experiência do cliente já começa quando ele entra nas redes sociais do seu negócio e engaja com a marca, realizando ações como seguir, curtir e compartilhar, por exemplo. É fundamental que a jornada do cliente seja positiva, e que ele encontre respostas para todas as suas perguntas.

 

Se tudo der certo, o potencial cliente se tornará um cliente. E se ele gostar do serviço e do produto, é possível que ele volte a comprar com você. Isso se chama fidelização. Para que isso ocorra, depois da venda, é preciso continuar nutrindo a relação criada por meio de newsletters, postagens, stories…

 

 

Como melhorar a experiência do cliente

Foque especialmente na melhoria dos seus serviços e/ou produtos, no relacionamento nas redes sociais e no Atendimento (SAC).

 

Expresse empatia

 

Saber se colocar no lugar do cliente e ouvi-lo é fundamental. Evite assumir uma posição defensiva, sempre tente entender o que o cliente está passando e o que, se você fosse ele, poderia te ajudar. De preferência, tenha um atendimento personalizado e ágil para melhorar a experiência do cliente.

 

Ofereça um bom momento

 

O que você pode fazer para melhorar o seu serviço ou produto para que a recepção por parte do cliente seja ainda mais única? Por exemplo, adicionar uma mensagem manual de agradecimento, um perfume suave no produto… 

 

Como ter um bom atendimento ao cliente em 4 passos

 

Trate bem seus fornecedores e colaboradores

 

Quem consegue trabalhar bem quando sofre diversas pressões? Todos estamos passando por momentos de medo e de incerteza. Além disso, muitos perderam pessoas queridas em meio à pandemia. Por isso, cobre de maneira justa e saiba apreciar os acertos! Um funcionário bem tratado também tratará bem o seu cliente final.

 

Esteja presente na Internet

 

Recente pesquisa da Mckinsey apontou um aumento de 55% no número de consumidores que desejam migrar suas compras para e-commerces na China. Aqui no Brasil, com a pandemia, as pessoas querem poder realizar suas compras sem sair de casa e se exporem. Invista nas redes sociais e na sua vitrine on-line!

 

Saiba criar seu site de vendas

 

Tenha um propósito para sua empresa 

 

Segundo a pesquisa “Global Consumer Pulse” da Accenture Strategy, 83% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas que defendem propósitos alinhados aos seus valores de vida. Por isso, saiba bem o que a sua empresa representa e quais são as suas bandeiras.

 

Conheça a técnica para dar propósito a sua empresa

 

Segurança em primeiro lugar

 

Para produtos alimentícios, por exemplo, tornou-se ainda mais primordial investir em segurança e higiene. Lembre-se de utilizar luvas e máscaras para preparar as refeições e enviá-las em embalagens bem lacradas para melhorar a experiência do cliente. 

 

Por fim, lembre-se de retornar ao seu cliente para entender como foi o recebimento do produto/serviço, e o que pode melhorar nas próximas oportunidades!

×

Olá!

Precisando de ajuda com o Vendizap? É só clicar abaixo para falar com o Suporte.

× Ajuda