Checklist abertura de empresa: empreenda em 2021 em 7 passos

2021 já começou e o novo ano traz também a energia para realizar novos ou antigos sonhos. Se o seu é abrir a sua própria empresa, fique despreocupado! Fizemos um checklist abertura de empresa muito fácil de seguir e que vai te ajudar nesse momento de tensão e ansiedade.

 

Separamos aqui tanto os documentos necessários para regularizar a situação da sua empresa, quanto os passos que você deve tomar para realizar seu sonho nesse ano!

 

Ao abrir uma empresa o empreendedor tem acesso ao registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Isso significa que, com ela, é possível emitir nota, comprar direto de fornecedores, abrir conta empresarial e acessar linhas de crédito especial com juros menores, participar de licitações, ter maiores prazos para realizar pagamentos e receber a mercadoria, entre outros benefícios.

 

1- Contratação de um contador ou startup de contabilidade

 

Não tem como fugir dessa no checklist abertura de empresa! Você precisa de alguém para cuidar da sua contabilidade. Ainda mais que, para ter a inscrição estadual da sua empresa é preciso que a mesma seja solicitada por um contador ou empresa de contabilidade.

 

Se optar por uma startup, são diversas que fazem esse serviço, como a Agilize, Contabilizei, ContSimples, Meu Contador Online, entre outras. Procure a que mais se encaixa ao seu negócio!

 

2- Viabilização

 

Pesquise o nome escolhido para sua empresa para verificar se não existem outras com nomes similares. Nessa etapa do checklist abertura de empresa é necessário entender também quais são os critérios de concessão do Alvará de Funcionamento na prefeitura da cidade onde ela estará inserida.

 

3- Registro legal

 

Hora de realizar o registro legal da empresa. Aqui você deverá recorrer à Junta Comercial do Estado ou ao Cartório de Registro de Pessoa Jurídica. Para realizar o registro, é necessário apresentar diversos documentos e formulários que variam de um estado para o outro. No geral, os mais requisitados são o Contrato Social e os documentos pessoais de cada sócio da empresa.

 

O Contrato Social contém: interesse das partes; objetivo da empresa; descrição do aspecto societário e a maneira de integralização das cotas. No caso de Microempresas e Pequenas de Pequeno Porte, não é necessário que ele seja assinado por um advogado. As demais, precisam de assinatura deste profissional.

 

Tudo correndo bem, o prosseguimento se dará com o arquivamento do ato constitutivo da empresa. Nesse momento, normalmente é preciso que o empresário forneça os seguintes documentos:

 

  • Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual ou Estatuto;
  • Cópia autenticada do RG e CPF dos sócios;
  • Requerimento Padrão (Capa da Junta Comercial);
  • Ficha de Cadastro Nacional (FAC), modelo 1 e 2;
  • Pagamento de taxas através de DARF.

 

4-  Registro do CNPJ

 

No passo 4 do checklist abertura de empresa, ao ter o Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE), você poderá ter acesso ao CNPJ. Isso é feito pela internet, no site da Receita Federal. Nesse momento é necessário preencher a solicitação e enviar os documentos para a Secretaria da Receita Federal. Aqui é quando você escolherá a atividade principal da sua empresa e as secundárias. Lembre-se de verificar quais se enquadram no Simples Nacional e quais não.

 

5- Inscrição Estadual

 

Se a sua empresa irá produzir bens ou vender mercadorias, é preciso fazer o registro na Secretaria Estadual da Fazenda, ou seja, a Inscrição Estadual. Somente com ela, terá acesso ao enquadramento no ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias). É seu contador que fará a solicitação. Os documentos necessários nessa etapa do checklist abertura de empresa são:

 

  • DUC (Documento Único de Cadastro);
  • DCC (Documento Complementar de Cadastro);
  • Comprovante de endereço dos sócios em cópia autenticada ou original;
  • Contrato de locação do imóvel ou escritura pública do imóvel;
  • Número do cadastro fiscal do contador;
  • Comprovante de contribuinte do ISS, em caso de prestadoras de serviço;
  • Certidão Simplificada na Junta;
  • Cópia do ato constitutivo;
  • Cópia do CNPJ;
  • Cópia do Alvará de Funcionamento;
  • RG e CPF dos sócios.

 

Para as empresas que trabalham com prestação de serviços, é necessário o  registro na Prefeitura Municipal.

 

6- Alvará do Corpo de Bombeiros

 

Na etapa 6 do checklist abertura de empresa é necessário solicitar ao Corpo de Bombeiros Militar do estado o Alvará de Prevenção e Proteção contra Incêndio (APPCI) que avaliará o grau de risco da edificação da empresa. 

 

7- Alvará de Funcionamento 

 

O Alvará de Funcionamento deve ser requisitado junto à Prefeitura. Sua obtenção varia de acordo com a legislação de cada município. Os documentos geralmente necessários são:

 

  • Formulário próprio da Prefeitura;
  • Consulta prévia de endereço aprovada;
  • Cópia do CNPJ;
  • Cópia do Contrato Social;
  • Laudo dos órgãos de vistoria.

 

Ufa! Sabemos que esse checklist abertura de empresa pode parecer muito trabalhoso. Mas não se preocupe, seu contador irá te ajudar em cada etapa da abertura de sua empresa e tudo irá ocorrer bem! 

 

Esperamos que 2021 seja seu ano e que você esteja com a gente!

 

Mais conteúdos para você:

 

×

Olá!

Precisando de ajuda com o Vendizap? É só clicar abaixo para falar com o Suporte.

× Ajuda