Como definir metas de negócio para 2021

O novo ano é o momento ideal de repensar e traçar estratégias para o empreendedor. Assim como fazemos na vida pessoal, às vezes pensamos em metas de negócio que são ambiciosas demais e não levam em consideração a realidade da empresa. Quando impomos metas que são irreais, é fácil se desapontar e acabar desistindo.

 

Da mesma maneira, quando estipulamos metas de negócio pouco ambiciosas, perdemos a chance de fazer com que a empresa dê o seu melhor e colha frutos mais bonitos no prazo estipulado.

 

Caso queira começar 2021 com o pé direito, efetivamente obtendo resultado, é preciso ter a sabedoria para entender quais metas de negócio fazem sentido para sua empresa e quais não.

 

Aprenda neste artigo dicas fundamentais para definir as metas de negócio e fazer 2021 valer muito a pena!

 

O que são metas de negócio?

 

Sabia que metas e objetivos são duas coisas diferentes? Enquanto que o objetivo é um “fim”, ou seja, o que a empresa busca alcançar, as metas de negócio são os meios usados para chegar nesse objetivo.

 

Assim, as metas são mais delimitadas e certeiras, enquanto que os objetivos são mais amplos. Por exemplo: seu objetivo é faturar 10% a mais no primeiro semestre de 2021. As metas podem ser incluir novos produtos nas suas vendas, fechar parcerias com fornecedores mais baratos, investir mais em mídia paga para ter mais retorno…

 

É fundamental ter as metas bem claras, pois somente com elas chega-se a um objetivo. É por meio das metas de negócio que você desenha o passo a passo para sua conquista. Dessa maneira fica mais claro o que é preciso ser feito, mesmo que as metas precisem ser adaptadas ao longo do percurso.

 

Estabeleça metas de negócio em 5 passos

 

1- Utilize a técnica SMART

Uma das técnicas mais conhecidas para definição de metas é o SMART. Foi apresentada pelo professor George T. Doran em um artigo na revista Management Review, e sua sigla em inglês representa cinco características que as metas de negócio devem ter.

 

Específica (Specific) – Tente ser o mais detalhista possível na meta, não deixe indicações vagas. Quanto mais específico, mais fácil de aplicar no dia a dia. Por ex: em vez de estipular que você quer um contrato com fornecedor mais benéfico a você, estipule quantos % quer despender a menos.

 

Mensurável (Measurable) – Aplique métricas para acompanhar seu desempenho, utilize números para não se perder no processo.

 

Alcançável (Attainable) – Seja realista com o seu negócio e o potencial dele! Não adianta, de uma hora para outra, estabelecer uma meta de negócio muito ambiciosa, vá com calma.

 

Relevante (Relevant) –  Estabeleça metas que vão efetivamente contribuir para o seu negócio.

 

Temporal (Time-based) – Defina cronogramas para cada meta. Isso vai te ajudar a ter mais motivação e foco durante o processo e a não deixar para depois.

 

2- Tenha um propósito claro

 

Para que suas ações façam sentido, é preciso significá-las, e um propósito fará isso. Pense sempre no que a meta de negócio irá proporcionar à empresa.

 

Existe uma técnica chamada Golden Circle que pode te ajudar muito a dar um propósito para sua empresa e suas ações, confira!

 

3- Conheça bem o seu negócio

 

Muitos empreendedores vivem no “achismo”, não registram informações importantes nem compreendem totalmente o negócio e o ramo em que atuam. Entender seu negócio é fundamental para conseguir estabelecer metas de negócio alcançáveis.

 

Nesse quesito, é interessante você ter um documento registrando informações importantes como:

 

  • Quem é seu público-alvo
  • Quais as vantagens competitivas sobre os concorrentes
  • Quem são os fornecedores de qualidade e confiança

 

Ainda nesse sentido, é ideal que você tenha um bom plano de negócios. Esse documento organizado contém informações valiosas para entender melhor o mercado, o produto e as ações a serem realizadas.

 

O plano de negócios ajuda a estabelecer os objetivos e identificar as melhores estratégias para alcançá-los.

 

Aprenda a fazer o seu aqui.

 

4- Identifique o que pode ser melhorado

Entenda quais aspectos da sua empresa precisam ser melhorados antes, estabelecendo prioridades com o uso da Análise SWOT, que te ajuda a identificar forças (strengths), oportunidades (opportunities), fraquezas (weakness) e ameaças (threats).

 

Faça uma pesquisa de mercado para compreender as tendências do seu nicho para saber como atender melhor o cliente. Você pode fazer pesquisas de satisfação para ter boas ideias do que melhorar.

 

Também é interessante realizar um benchmarking, ou seja, buscar entender o que as empresas de seu nicho estão fazendo. Analisar a concorrência irá te ajudar a identificar oportunidades de melhoria em seu negócio.

 

5- Use métricas para monitorar as metas de negócio

Para conseguir entender se o seu negócio está próximo ou não da meta, é preciso usar métricas mensuráveis, que sejam relevantes estrategicamente e que estejam limitadas ao tempo e alinhadas aos objetivos.

 

Com essas dicas você deve estar preparado para 2021! Faça seu negócio ser um sucesso!

 

Mais conteúdos para você:

 

O que é Capital de Giro e como calculá-lo

 

Modelo de negócio: como fazer seu canvas

 

5 boas práticas para o empreendedor individual

 

×

Olá!

Precisando de ajuda com o Vendizap? É só clicar abaixo para falar com o Suporte.

× Ajuda