Marketing de Influência, use para fortalecer o seu negócio

O poder dos influenciadores digitais já foi muito subestimado pelas empresas e pelos usuários “comuns” das redes sociais. O fato é que o marketing de influência só tem ganhado mais força com o passar do tempo.

 

É quase impossível que você tenha uma conta em uma rede social e não siga ao menos um desses influencers, ou que não tenha visto um “publi”, como é chamada uma ação de um produtor de conteúdo com alguma marca/empresa.

 

É muito provável também que você tenha sido influenciado pelo marketing de influência a comprar algo. Isso porque esse tipo de marketing aproxima a empresa ainda mais das pessoas, humanizando-a e criando novas portas de acesso a outras pessoas.

 

Com a pandemia e a quarentena, as pessoas passaram a usar ainda mais frequentemente as redes sociais, o que resultou no surgimento de novos influencers e novas possibilidades, tanto para eles como para os negócios.

 

O que é o marketing de influência?

 

Quando pensamos em marketing de influência, muitas vezes já somos transportados para algum vídeo humorístico feito por alguém muito jovem. Apesar de parecer fácil, ser influenciador digital não é brincadeira de criança. Quem consegue se manter relevante nas redes sociais mediante à alta competitividade é porque se dedica muito.

 

Essa dedicação vai desde a reprodução de algumas “trends” (tendências), como na criação de conteúdos originais, postagem em horários estratégicos com uma frequência bem alta. Por possuir uma atuação intensa nas redes sociais, o influenciador tem seguidores curiosos por sua opinião e pelos seus valores.

 

Logo, o marketing de influência é uma estratégia integrante do marketing digital, que gera publicidade juntamente ao influencer, de acordo com o alinhamento do público dele com o da marca. O resultado costuma ser positivo, já que quem acompanha esse influencer normalmente se mantém engajado e admira essa figura.

 

Os influenciadores digitais atuam como uma ponte entre a marca e o público, gerando reconhecimento de marca e conversão – compras.

 

Por que investir no marketing de influência?

 

Retorno Sobre Investimento do marketing de influência

 

O Retorno Sobre Investimento, ou seja, o que você obtém quando investe no marketing de influência costuma ser mais alto do que quando se investe em anúncios pagos. 

 

Segundo pesquisa feita pelo marketplace de influencers Tomoson, o retorno para cada dólar investido é de US$ 6,50, em média.

 

Isso se deve ao fator humano que gera desejo: ter uma figura que você admira usando um produto ou serviço faz com que eles se tornem mais próximos da sua realidade. É só pensar nas propagandas de TV com celebridades, mas claro que essas custam muito mais!

 

Agilidade e praticidade

 

Um influencer profissional no que faz terá um mídia kit contendo informações valiosas sobre suas redes e saberá produzir um conteúdo que seja interessante para sua marca e para o público dele.

 

É importante escolher o influenciador digital de acordo com o nicho de atuação e a taxa de engajamento dele. Vocês irão acordar o número de postagens e tipos de conteúdos com um contrato, e você poderá dar pitacos mas ele também deve sugerir opções.

 

Faça um briefing, ou seja, um documento contendo as informações que você quer passar nessa ação. Lembrando de incluir detalhes e proibições, sobre o que você quer ou não atrelar à sua marca.

 

Também é fundamental uma conversa boa com o influenciador, para deixar bem claro quais são seus objetivos com a estratégia, o que ele precisa produzir para o seu negócio.

 

Como escolher o influencer para sua estratégia de marketing de influência

 

Taxa de engajamento, nicho de atuação e número de seguidores são as palavras-chave para essa escolha. 

 

A taxa de engajamento é fundamental, pois somente com ela você saberá se aquele influencer realmente está alcançando os seguidores dele com o conteúdo que produz ou se está caindo em esquecimento. 

 

Influencers com muito seguidores, mas sem qualidade e frequência na produção de conteúdo não irão dar resultado para sua ação de marketing de influência.

 

Ainda, é fundamental saber qual é o nicho de atuação do influencer, para compreender mais sobre o público e saber se esse público é similar ao do seu cliente ou é um público que se almeja atingir. A especialização do conteúdo é uma estratégia boa do influencer na medida em que fideliza e gera mais resultados.

 

Gostou desse conteúdo? Não deixe de enviar aos seus amigos empreendedores. Acompanhe-nos pelo Instagram e pelo Facebook e fique ainda mais por dentro desse universo.

 

Nos vemos em breve!

 

Mais conteúdos para você:

Como oferecer um bom atendimento ao cliente

 

Saiba vender mais e melhor

×

Olá!

Precisando de ajuda com o Vendizap? É só clicar abaixo para falar com o Suporte.

× Ajuda