Checklist para a Black Friday

A Black Friday está chegando! Dia 27/11 é dia de você oferecer aos seus clientes uma oportunidade única de adquirir seus produtos a um preço realmente exclusivo e proveitoso. Além de ser, também, uma ótima data para você se aproximar da clientela e ter um gostinho das ações que pode fazer até o Natal.

 

Todos os anos a Black Friday acontece logo após o Dia de Ação de Graças, um feriado muito comemorado nos Estados Unidos, que se dá na quarta quinta-feira do mês de novembro. A tradição começou por lá, sendo que a Black Friday tem a função de, justamente, inaugurar a temporada de compras natalinas no país norte-americano.

 

Por aqui, a primeira Black Friday foi em 2010 e essa data foi crescendo na mente dos consumidores e dos lojistas, impulsionando a rotatividade de mercadorias e o consumo um pouco mais antecipado para o Natal. 

 

No ano passado, 418 mil brasileiros compraram algum item na Black Friday pela primeira vez na internet. 2020 promete ser ainda mais expressivo na quantidade de compras, devido ao aumento das compras on-line por conta do isolamento social.

 

Vamos ao checklist para você ter uma Black Friday de sucesso!

 

1- Tenha uma estratégia de vendas de Black Friday

 

O que você pretende ofertar nessa Black Friday? Calcule o quanto é possível reduzir sua margem de lucro sem decair a qualidade do seu produto. Ou então, crie produtos novos para a data que podem ser vendidos a um preço inferior, já que utilizarão menos matéria-prima ou recursos mais baratos.

 

Determine os processos pelo qual o cliente vai passar para fazer o pedido. Por exemplo, você pode criar um vitrine virtual rapidamente com o Vendizap e subir lá todos os produtos e descontos que pretender ofertar. Desse modo, você fechará a compra pelo WhatsApp e por lá mesmo enviará a cobrança ao cliente. 

 

Saiba como montar sua loja no Vendizap e atrair visitantes

 

Venha ver como tirar fotos dos seus produtos e alavancar suas vendas

 

Não tente maquiar o preço dos produtos, ofereça descontos reais aos seus clientes, senão eles se sentirão enganados e você pode danificar a relação de vocês. Se, por exemplo, você vende produto x a R$29 e na Black Friday você gostaria de incluí-lo em suas vendas mas não pode abaixar o custo de venda, opte por incluí-lo em um kit com outro produto que possa ter uma margem de lucro menor.

 

Além disso, imagine-se no lugar da pessoa que comprou de você, caso você venda na Black Friday pelo valor normal. Assim que passar a data e o consumidor queira readquirir o mesmo produto ou entre em contato com você de novo para saber o preço, e ele não ter aumentado? A pessoa irá certamente se sentir muito enganada.

 

2- Ofereça uma bonificação aos clientes

 

É provável que você tenha alguns clientes que sempre voltam a fazer negócio, ou que estão sempre te acompanhando, curtindo, comentando, perguntando sobre novidades… esses clientes são fundamentais para a manutenção do seu negócio, então invista em oferecer a eles um desconto ainda maior

 

Você pode fazer isso segmentando uma lista de e-mails ou contatos no WhatsApp e enviando um código de desconto ainda maior para esses clientes seletos. Isso vai fazer com que eles se sintam exclusivos e contemplados pelas suas ações. 

 

Além disso, você pode fazer a mesma coisa com quem comprou de você na Black Friday para o Natal. Assim que a pessoa fechar a compra com você, envie uma mensagem avisando que ela ficou com uma bonificação para usar para as compras de Natal. 

 

Esse valor você pode calcular em cima da compra que ela realizou, ou então oferecer uma porcentagem igual a todos. Mais perto do Natal você retoma o contato para relembrar do desconto!

 

3- Prazos e entregas especiais

 

Lembre-se de avisar que, devido à Black Friday e ao aumento das vendas, os produtos terão um tempo maior de entrega ou de produção (se for o caso). É melhor avisar antes e o produto chegar com antecedência do que você não dar conta e a mercadoria atrasar. Isso certamente irá desgastar a relação que você tanto está lutando para criar.

 

4- Invista no atendimento e no pós-venda

 

Coloque-se à disposição para tirar todas as dúvidas do seu cliente na Black Friday, para que ele se sinta seguro em fechar a compra com você. Além disso, se você estiver acompanhando o processo de compra dele, é provável que ele acabe fechando com você, já que você o estará guiando por essa jornada.

 

Assim que a compra for realizada, lembre-se de enviar uma mensagem de agradecimento e de se colocar à disposição. É fundamental demonstrar como preza pela satisfação do cliente. Isso também se faz após a mercadoria ter sido entregue. Pergunte se ele gostou, se era o que esperava. Caso perceba que o cliente amou, peça para ele gravar um depoimento para você colocar nas suas redes sociais e assim conquistar mais clientes!

 

Mais conteúdos para você:


Como oferecer um bom atendimento ao cliente

 

Saiba vender mais e melhor

×

Olá!

Precisando de ajuda com o Vendizap? É só clicar abaixo para falar com o Suporte.

× Ajuda