Cronograma e frequência de postagem: como determinar o que é ideal para o seu negócio

Se você quer ter um perfil atrativo para o seu público, é preciso que o seu conteúdo tenha qualidade e uma frequência de postagem determinada. Nas redes sociais com mais usuários e visualizações – Facebook, YouTube e Instagram – a competição pela atenção é grande, já que existem milhares de outros usuários buscando atingir o seu público. 

 

Portanto, para o seu perfil ter um alcance maior, é preciso estabelecer uma frequência de postagem que não oscile muito. Assim, quem te acompanha sabe os dias que você irá postar e quantas vezes na semana terão acesso a um conteúdo quente. Nesse sentido, também é fundamental que você tenha um cronograma de conteúdo para que não fique postando sempre as mesmas coisas e sempre de última hora. 

 

É uma dúvida muito comum para empresas novas ou que começaram a utilizar o marketing digital há pouco saber qual é a frequência de postagem ideal para o negócio e quais tópicos podem fazer parte do cronograma de conteúdo. Siga com a gente para criar engajamento e credibilidade nas suas redes e canais de comunicação!



Conheça o método AIDA para te ajudar a converter

 

Qual é a frequência de postagem ideal e o que o cronograma de conteúdo tem a ver com isso?

 

Quando falamos de frequência de postagem precisamos ter em mente o perfil de cada rede social. Isso porque cada uma tem um público, um tipo de linguagem que funciona melhor!

 

Caso sua empresa esteja presente em diversas redes, você precisa compreender as particularidades de cada uma e como pode divulgar o mesmo conteúdo, ou seja, falar sobre a mesma coisa, mas com um formato diferente. 

 

Lembrando que não é obrigação que o seu negócio esteja presente em todas as redes sociais. Apenas naquelas onde está o seu público!

 

Para manter a frequência de postagem, você terá que ter um planejamento bem estruturado, com um cronograma de postagem. Dentro desse cronograma, é importante estabelecer uma “fatia” do que será conteúdo voltado à venda e do que será conteúdo informativo.

 

Indicamos que 80% das suas postagens se voltem ao universo do seu produto, educando a sua persona, mas não propondo venda. Apenas 20% deve ser voltado a promoções, produtos e vendas.

 

Use os gatilhos mentais para vender mais

 

Dentro do seu planejamento, é preciso que você estude o seu público e entenda como ele se comporta em cada rede social.

 

É possível ter informações sobre seu público usando ferramentas como o Google Analytics ou através dos relatórios de cada rede social, como o Instagram Analytics (a funcionalidade “informações” dentro do perfil profissional no Instagram), Facebook Insights

 

Instagram (feed e IGTV) e Facebook

 

Segundo diversos estudos recentes, nas duas redes é necessário postar ao menos três vezes na semana. No Facebook, o ideal é uma vez ao dia, pois, segundo o Hubspot, mais do que isso pode fazer com que haja uma queda no seu engajamento, caso tenha menos de 10.000 seguidores. 

 

Já no Instagram, um post por dia é o mínimo, enquanto que três é o máximo. Caso esteja fazendo uma sequência sobre o mesmo tema, é interessante postar no mesmo dia desde que não ultrapasse esse número. 

 

Vem aprender como o storytelling pode te ajudar a se destacar!

 

Lembrando que especialmente no Instagram, é fundamental escolher um padrão para os seus posts,ou seja, uma linguagem visual. Isso é primordial, pois quem visitar seu perfil precisa ver claramente um feed organizado, limpo, com respiros e com unidade. 

 

Não faça grids que uma foto complementa a outra, pois a medida em que se posta, o padrão se “quebra”. Além disso, o seu seguidor fica recebendo no feed pedaços de foto sem sentido. Isso não vai gerar engajamento!

 

As pessoas estão nas redes sociais, principalmente, para aprender algo novo ou aprofundar o conhecimento, para se entreterem e para estudarem. Então invista em guias e tutoriais! No Instagram você pode usar vídeos, ou o formato carrossel, com fotos ou frases. No Facebook, vídeos ou um post mais resumido.

 

No cronograma de conteúdo, é interessante falar de suas conquistas, como uma nova parceria, um aprendizado, algo que fez que foi notório. Mostre os produtos que utiliza, dando feedbacks sobre sua experiência com determinado equipamento, item de beleza, vestuário.

 

O cronograma é fundamental por diversos fatores, mas os principais são estratégias de ações e aprendizado e comunicação de tendências. Nas próximas duas semanas, o que você pretende divulgar e com qual objetivo? Esse esquema é ainda mais fundamental se você possuir parcerias com marcas e lojas. 

 

Isso significa que você ganha tempo no dia a dia e ainda produz conteúdo relevante e de qualidade, conquistando, assim, a atenção da sua audiência.

 

Não esqueça de checar seu Facebook e Instagram Insights para saber quando sua audiência está online, esse é o horário de fazer o seu post!

 

Saiba como vender mais pelo Instagram

 

Insta story

 

Fundamental fazer ao menos uma sequência de stories por dia, sendo que o número ideal é de 15 stories diários, publicados em momentos diferentes (pode ser 5 de manhã, 5 de tarde, e 5 de noite, por exemplo). 

 

Esse é o momento dos bastidores! Aqui é o lugar de estabelecer ainda mais proximamente uma conversa com o seu público, seja por meio de perguntas, ou por stories em que aparece falando sobre alguma experiência, novidade, ou mesmo dando bom dia e espalhando uma mensagem de motivação (tenha cuidado para não postar sempre a mesma coisa).

 

Reels do Instagram

 

Entre na onda do que está em alta na semana. Use as trilhas sonoras que estão sendo mais utilizadas, pois isso chamará a atenção do usuário. Você pode fazer reels de receitas, de dicas de como agir em determinada situação, de informações erradas sobre o universo do seu negócio que as pessoas acreditam…

 

Consuma conteúdos de reels para entender como funciona e ter ideias para a sua empresa!

 

Youtube

 

Pode ser que você não use muito, mas saiba que o YouTube é a segunda maior rede de pesquisa do mundo, perdendo apenas para o Google. Por isso, se você quer crescer, esse é um dos canais que deve estar.

 

Faça um vídeo por semana, sempre no mesmo dia e no mesmo horário. É preciso postar sempre em horários e datas fixas, pois o público quer acompanhar o conteúdo assim que sai para poder comentar e compartilhar. 

 

O vídeo oferece oportunidade para se falar sobre diversos assuntos que estejam em alta e se relacionem ao seu público. Faça uma pesquisa no Google Trends e saiba o que está sendo procurado que você pode contribuir.

 

Gostou desse conteúdo? Não deixe de nos seguir no Instagram e no Facebook para ter acesso a mais dicas!

Até a próxima

 

×

Olá!

Precisando de ajuda com o Vendizap? É só clicar abaixo para falar com o Suporte.

× Ajuda