mulher mostrando roupa para cliente

Como ter um bom atendimento ao cliente em 4 passos

Quem está na área de relação com o cliente, seja como empresário ou no ramo específico, sabe que para ter um bom atendimento ao cliente é necessário criar conexão. Isso significa que você precisa saber impactar seu cliente tanto emocionalmente como racionalmente. 

No cérebro existem dois centros de processamento, o emocional e racional, sendo que o emocional cuida das necessidades básicas, são nossos instintos e percepções. Ele foi desenvolvido há milhões de anos. Já o racional se desenvolveu há menos tempo, dezenas de milhares de anos, e é responsável por analisar e estudar ações e consequências.

Segundo os psicólogos, os dois lados trabalham juntos quando fechamos uma venda. Mas quando eles não trabalham juntos, é mais fácil que o emocional fale mais alto. Por isso, para ter clientes fiéis e que fecham com você, é preciso que você desenvolva um bom relacionamento com eles. Além disso, seus clientes vão se sentir mais próximos para dar feedbacks positivos e negativos (importantes para melhorias), serão mais leais (retenção de clientes), e indicarão para amigos. 

O imprescindível para um bom atendimento ao cliente é a conexão e a confiança.

Então como podemos estabelecer essa confiança e essa conexão e assim termos um bom atendimento ao cliente?

Primeiro passo para o bom atendimento ao cliente: seja autêntico!

As pessoas sabem quando alguém está forçando um determinado comportamento ou discurso. Se você tenta ser alguém que não é, é muito provável que seu cliente perceba isso por meio das suas expressões faciais, tom de voz e gestos. Então, não deixe de ser quem você é.

É claro que você precisa ser simpático, mas isso não quer dizer que deve exagerar. Ao sermos reais, conseguimos nos aproximar do outro. Uma boa dica é sorrir devagar, pois quando você sorri muito rapidamente fica mais inautêntico.

Segundo passo para o bom atendimento ao cliente: demonstre empatia

A empatia é a habilidade de compreender e compartilhar os sentimentos do outro.

Não fale somente de você e do seu produto/serviço. Procure entender sobre o seu cliente, as pessoas gostam muito de falar de si e ao falarem de si dão a oportunidade de você conhecê-las e compreendê-las.

Para ter um bom atendimento ao cliente você deve mostrar que você realmente está ouvindo o problema de seu cliente e que quer ajudá-lo.

Terceiro passo para o bom atendimento ao cliente: similaridade

Nós tendemos a gostar mais de pessoas que temos algo em comum, não é mesmo? Pense em todos os seus amigos e o que os une a você. Provavelmente têm interesses em comum e partilham de alguns pontos de vista similares. Seja uma série preferida, um esporte favorito, uma atividade…

Por isso, tente conhecer bem a sua persona, ou seja, o seu cliente. Assim você irá falar a mesma língua que ele e desenvolva um relacionamento genuíno.

Pense em assuntos que você pode usar para aplicar o princípio de similaridade no seu bom atendimento ao cliente.

5 boas práticas para o empreendedor individual.

Quarto passo para o bom atendimento ao cliente: experiência compartilhada

Pessoas que se envolvem, colocam suas emoções em uma atividade, tendem a se conectar. Isso porque acabam desenvolvendo um senso de propriedade psicológica sobre o que estão fazendo. Sentem, essencialmente, que são parte do processo.

Por isso, é importante fazer com que o cliente experimente o produto ou serviço no processo de venda e atendimento, assim o cliente cria conexão com o produto e a empresa.

Você pode criar enquetes, formulários, pesquisas de opinião para entender o que seu consumidor busca e fazer com que ele te ajude a escolher novos produtos, nomes, cores…

Isso tudo é extremamente valioso e certamente vai te ajudar a criar conexão e confiança!

×

Olá!

Precisando de ajuda com o Vendizap? É só clicar abaixo para falar com o Suporte.

× Ajuda