Como vender mais e melhor: 4 dicas

Todo mundo precisa ser um pouco vendedor nessa vida: seja da sua ideia, no caso dos empresários, do seu currículo e qualidades, quando falamos de assalariados, de propostas de governo, quando falamos de políticos… Quem atua na área de vendas sabe que vender é um desafio diário, que requer uma série de habilidades. Por isso, siga conosco para saber como vender mais e melhor!

 

Queremos deixar claro aqui que você não precisa ser o melhor vendedor do mundo, nem achar que para saber como vender mais e melhor precisa ser excepcional. É possível sim fazer um bom trabalho de vendas com algumas técnicas e, claro, muita prática.

 

As dicas que vamos dar vão te ajudar a adotar essas atitudes no seu dia a dia, transformando-se em um comunicador melhor. E antes que você pense que precisa ser desonesto para atrair o seu cliente, prometendo o que não pode cumprir, não é nada disso. O enfoque aqui é você aprender a prospectar e a gerenciar clientes, desenvolvendo qualidades determinantes.

 

Conheça as 5 boas práticas para um empreendedor

 

Pare de viver só de indicações e de ter medo de agir porque uma ou outra venda não foram certeiras. Entenda como pode melhorar sua influência com nossas 4 dicas de como vender mais e melhor abaixo!

 

1- Como vender mais e melhor: tenha um processo claro

 

Algumas pessoas pensam que vender é sorte ou somente lábia, que o vendedor é capaz de convencer qualquer um a qualquer momento. Não é bem assim. Nenhuma venda acontece por acaso e ninguém acorda pensando em comprar algo: o vendedor precisa criar o desejo no cliente e acompanhá-lo durante o processo de compra.

 

Isso significa que quando você tem um processo de vendas bem definido, você consegue antecipar o comportamento dos clientes e atuar para que eles continuem interessados na compra. Ele irá englobar a jornada do cliente, desde o interesse inicial até a compra – e a manutenção do pós-compra. 

 

Provavelmente você esteja sempre negociando com mais de um cliente, então planeje bem para que nenhum fique de lado. Seja organizado para poder cumprir horários ou promessas que fez à clientela.

 

2- Como vender mais e melhor: faça muitas perguntas

 

Quem quer saber como vender mais e melhor precisa saber fazer perguntas, tanto para se antecipar como para entender o que precisa ser feito. Isso vale para:

 

1- Clientes

 

Quando você está falando com o seu cliente e elabora questões pertinentes sobre ele, o negócio dele, as necessidades dele, você na verdade está demonstrando empatia, capacidade de percepção e de entendimento. Isso passa uma sensação de humildade, mas também te ajuda a elaborar melhor a solução para ele.

 

Ouça muito o seu cliente, durante o processo de compra e o pós-venda, é isso que trará o diferencial para a sua empresa florescer.

 

Isso porque ninguém gosta de lidar com uma pessoa que só pensa nos próprios interesses e objetivos. Quando o vendedor só foca no produto e na venda, o cliente pode se sentir “usado” e sem voz.

 

Engana-se muito quem pensa que as vendas acontecem sempre no primeiro contato. Por isso, você precisa sempre fazer um retorno, perguntar ao cliente sobre o que ele achou da proposta/produto/serviço, se existe mais algo que ele esteja procurando…

 

2- Colegas de profissão

 

Hoje temos nas redes sociais muitos empreendedores dando dicas de como empreender. Não hesite em pedir ajuda, em perguntar, em procurar conteúdos que possam agregar conhecimento e facilidade para que você não caia em nenhuma furada.

 

3- Produto/serviço

 

Entenda muito sobre o produto ou o serviço que você presta para poder entender como vender mais e melhor. Pesquise, não só para saber responder aos questionamentos dos clientes, mas também para apresentá-lo dados novos e interessantes que podem ser determinantes para que ele escolha você e não sua concorrência.

 

3- Como vender mais e melhor: altere sua percepção sobre as vendas.

 

Ainda hoje existem pessoas que não têm uma boa percepção sobre ser vendedor. Para muitos, há um ar negativo nessa atividade, como se o vendedor estivesse agindo apenas em seu benefício.

 

Mas nós sabemos que não é verdade. Afinal, por que alguém compraria algo se não tivesse interesse, se não fosse favorecê-lo? Para compreender como vender mais e melhor você precisa também compreender que vender significa servir e ajudar os outros a chegar onde eles querem ir.

 

Isso pode ser um estilo de vida, um desejo momentâneo, um plano a longo prazo. Qualquer coisa que você venda, há um público para você.

 

Se nem você acredita no que está fazendo e insiste em continuar dizendo a si mesmo o quanto você nasceu para o trabalho que você tem que realizar, mais difícil vai ser vender.

 

Aprenda a técnica do Golden Circle para dar um propósito à sua empresa

 

Mas lembre-se que você precisa ser honesto com todos os clientes, mesmo que isso lhe custe algumas vendas. O resultado será que os clientes que você atrair serão ainda mais leais e irão até promover o seu trabalho te indicando.

 

Tudo isso não quer dizer que você deva deixar a persuasão de lado. É preciso sim saber convencer as pessoas, e encantá-las da maneira que for possível de ser cumprida.

 

Uma boa ideia aqui é se posicionar como especialista na sua área, que de fato você é. As pessoas compram de quem oferece certeza e conhecimento.

 

Conheça o storytelling, a arte de contar histórias aplicada às vendas

 

4- Como vender mais e melhor: seja bom em resolver problemas

 

Seja um verdadeiro “resolvedor” de problemas. Quando você é capaz de resolver o problema do seu cliente e assegurá-lo disso, você também pode se posicionar como especialista na sua área, que de fato você é. As pessoas compram de quem oferece certeza e conhecimento

 

Ao se tornar um vendedor mais polido, investindo em desenvolver suas habilidades de comunicação você irá ter muito mais do que sucesso nos negócios: você terá uma boa fama de sempre ser eficiente e eficaz no que faz.

 

Não esqueça que todo processo de vendas precisa ser uma comunicação de duas vias: o cliente fala sobre suas expectativas e problemas e você atua em como pode solucioná-los.

 

Gostou desse conteúdo?  Não esqueça de nos seguir no Instagram e no Facebook para mais dicas!



Até a próxima

×

Olá!

Precisando de ajuda com o Vendizap? É só clicar abaixo para falar com o Suporte.

× Ajuda