ilustracao do golden circle

Golden Circle: dê um propósito para sua empresa e suas ações

Golden Circle, Círculo de Ouro em português, é um método criado pelo especialista em liderança Simon Sinek para pensar, agir e comunicar novas ideias, campanhas e negócios. Com o Golden Circle, busca-se inspirar e engajar pessoas para que elas acreditem na sua ideia e queiram investir em você e na sua empresa.

 

Você deve ter na sua mente algumas marcas e empresas que são capazes de inspirar. Sabemos que elas não vendem seus produtos, mas sim um ideal que há por trás deles. Podemos citar mais facilmente grandes empresas como Apple, Microsoft, O Boticário, Natura, mas certamente você conhece alguma pequena ou micro empresa que te faz sempre voltar para comprar e torcer pelo crescimento dela(s).

 

Mas então, por que algumas pessoas e empresas se destacam por sua inovação, influência e rentabilidade e outras não? Por que a maioria delas tem maior fidelidade por parte dos seus clientes e funcionários?

 

O Golden Circle é importante porque faz seus potenciais clientes entenderem o sonho que há por trás do seu negócio e quererem compartilhar deste mesmo propósito. Por isso, esse método não vai somente atrair novas pessoas para o seu negócio, como vai te ajudar a fidelizar clientes que acreditam no seu propósito.

 

Benefícios do Golden Circle

 

Em linhas gerais, o Golden Circle, além de inspirar pessoas e de destacar a sua empresa, ajuda a desenvolver a comunicação interna e externa, engajar clientes e melhorar a imagem da empresa no mercado.

 

Tenha claro que o seu produto ou serviço são resultados do plano de ação que você elabora a partir do seu propósito (veja mais sobre isso no próximo tópico).

 

Essa metodologia ajuda o empreendedor a sair um pouco dos detalhes técnicos para concentrar sua atenção no quadro geral, no cenário amplo da empresa.

 

Além disso, empresas capazes de adotar o Golden Circle encontram pessoas com os mesmos valores – tanto colaboradores como clientes – isso gera crescimento. Quando as pessoas se identificam, dificilmente procuram mudar de emprego ou trocar de marca (claro que isso também depende de outros fatores como salário e preço dos produtos e serviços).

 

O grande pulo do gato está no fato de que a maioria das empresas só fala como seus produtos e serviços são os melhores do mercado, mas esquece de falar sobre a missão, o propósito.

 

Entenda o Golden Circle e como aplicá-lo

 

O Golden Circle foi apresentado por Simon Sinek em seu livro “Comece pelo porquê” (Start with Why). De acordo com ele, os líderes e organizações inspiracionais seguem esse modelo.

 

O modelo do Golden Circle consiste em três camadas de círculos: um pequeno, outro médio e outro maior, como se fosse um alvo de jogo de dardos. No centro, no menor círculo está a pergunta “por quê”, no intermediário está “como”, e no externo está “o quê”. 

 

Só anunciar serviços e produtos, ou falar que a sua empresa é única, não é uma boa estratégia, capaz de levar à ação um consumidor. Quando você aprende que a comunicação da sua empresa deve seguir o Golden Circle, somente o seu produto ou serviço não serve mais como razão da compra, mas como parte desse motivo.

Segundo a metolodogia, é preciso pensar e estruturar as ações de dentro para fora:

 

Primeiro passo – Por quê? (Why)

 

Nesse início você vai entender claramente qual é o propósito do empreendimento, o objetivo de suas iniciativas, a sua real “causa”, a essência do seu negócio. É muito provável que você já tenha isso salpicado na sua mente, mas é ideal que você trabalhe mais a fundo para entender o seu “por quê” de forma clara e objetiva.

 

Esse passo é fundamental, pois é a base das suas ações. No futuro, quando for criar seus produtos, serviços, e campanhas precisa ter isso bem claro. Quem começa pelo porquê inspira as pessoas a os seguirem não porque precisam, mas porque querem.

 

Também, ao conseguir elaborar uma resposta completa a essa pergunta, o empreendedor tem mais claro o caminho que irá seguir e assim é mais difícil entrar no modo “tudo que vier é lucro”. Afinal, qualquer caminho serve para quem não sabe para onde está indo. 

 

Segundo passo – Como? (How)

 

Aqui você precisa responder como sua empresa irá atingir o seu objetivo, tendo claro quais estratégias serão usadas para realizar a sua missão.

 

Não esqueça de incluir todas as crenças e valores que você tem, pois são eles que compõem o diferencial da sua empresa. É isso que vai fazer você se destacar em relação à concorrência.

 

Último passo – O quê? (What)

 

Por fim, você irá determinar o que representa a sua empresa em meios palpáveis e atingíveis. Agora é a hora de definir o que você oferece como serviço ou o seu produto.

 

Gostou desse conteúdo? Envie para um amigo. Ou acompanhe nosso Instagram e Facebook 

×

Olá!

Precisando de ajuda com o Vendizap? É só clicar abaixo para falar com o Suporte.

× Ajuda