mulher olhando carteira

Empreender com pouco dinheiro é possível: confira nossas dicas

A economia não vai nada bem: o desemprego teve alta de 20,9% entre maio e junho deste ano de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe) projeta que nessa região teremos  cerca 44,1 milhões de pessoas desempregadas ao final do ano. Uma solução possível para esse cenário de crise é aprender a empreender com pouco dinheiro.

No contexto da crise devido à pandemia, são as mulheres que têm sido mais atingidas, pois possuem uma taxa de emprego informal superior aos homens e integram setores que foram muito afetados pelo Covid 19: hotelaria, alimentação e serviços domésticos. Além disso, muitas vezes são elas as responsáveis pelo cuidado dos filhos pequenos com a paralisação das aulas. Pensando nisso, queremos oferecer alternativas viáveis para que brasileiras e brasileiros possam empreender com pouco dinheiro, tendo o seu negócio como uma fonte alternativa de renda ou ganho principal.

Confira essas dicas de negócio para a pandemia

Atenção para quem quer empreender com pouco dinheiro

1- É importante apontar que empreender é uma atividade bastante trabalhosa e que requer muita dedicação e envolvimento do empreendedor. Portanto, o primeiro passo é ter muita perseverança nas suas ações como empreendedor, e encontrar possibilidades de mercado que combinem com os talentos que você tem, ou que tem capacidade de desenvolver!

2- Se você ainda tem a estabilidade de um emprego fixo nesta crise, comece a empreender paralelamente para ir ganhando confiança no seu trabalho e no seu potencial de vendas. Estabeleça metas de ganhos e de crescimento para daí então aventurar-se puramente no empreendedorismo.

3- Caso você se encontre em uma situação de desemprego e precise fazer uma renda, tente não ir muito longe do que você já sabe fazer. Aposte nas suas experiências anteriores para compor essa sua nova atuação.

4- Em tempos instabilidade e isolamento social, saiba que para empreender você precisa se dedicar muito à comunicação e relacionamento com o seu cliente. Somente assim vai conseguir criar uma relação de confiança e fidelidade para poder manter e  crescer o seu negócio.

8 ideias para empreender com pouco dinheiro

1- Artesanato

Crochê, tricô, ponto cruz, pinturas, cerâmicas são ótimas possibilidades de você dar início ao empreendedorismo. Foque em produtos que podem ser presentes: já que as pessoas não podem se ver elas querem presentear com objetos únicos e customizados. Aqui talvez a ideia mais versátil para empreender com pouco dinheiro é o crochê, pois com ele você pode fazer objetos diversos que vão desde capa para notebook, tapetes e cachepôs, até bolsas.

Outras possibilidades são os sabonetes e óleos artesanais. Aposte em essências e formatos diversos, bem originais. 

2- Serviço de beleza em casa

Sabe fazer unhas, massagem, limpeza de pele, ou cabelo? Aposte nos seus conhecimentos e ofereça o atendimento à domicílio com materiais bem higienizados e todos os itens de segurança necessários. Um atendimento em casa é bem menos arriscado para o cliente do que ir ao salão, e você ainda consegue empreender de maneira independente e sem precisar de um endereço físico.

3- Bolos e doces

Se você tem a chamada mão boa para cozinhar, ofereça kits para eventos pequenos e unidades para quem quer consumir os produtos sozinho. Dê início na região onde você mora ou até mesmo anunciando no grupo de moradores do seu condomínio. Busque fazer um cardápio enxuto e mais tradicional para agradar a todos, com uma ou duas criações mais diferenciadas. Vá entendendo o que os seus clientes gostam e peça opiniões para saber o que pode melhorar! 

4- Marmitas

Ainda na pegada de quem sabe cozinhar e quer empreender com pouco dinheiro. Com tanta gente trabalhando de casa e sem tempo para pausar as atividades e ir para o fogão, as marmitas são ótimas opções. Faça um cardápio semanal com os pratos de cada dia e mande para quem mora perto de você. Você também pode investir na produção de sucos naturais para acompanharem a refeição.

5- Pães

A tendência dos pães de fermentação natural veio para ficar. Invista nesse aprendizado para oferecer delícias únicas aos seus clientes. Você pode se especializar no nicho de alimentação natural e vegana fazendo kombuchas, pães, doces e salgados sem produtos animais. Pesquise o que tem público na sua região!

6- Moda

Que tal empreender com pouco dinheiro investindo em moda feminina? Busque por peças confortáveis, que possam ser usadas tanto em casa como na rua. Moletons, leggins, shorts, camisetas, regatas, opções leves que sejam bonitas e versáteis. Ao longo do tempo vá inserindo modelos que suas clientes tenham interesse. Lembre-se: conversar com o cliente é fundamental para entender o que ele procura!

7- Marcenaria e reparo de móveis

Para essa atividade você vai precisar de um espaço maior: uma garagem ou um jardim e vedação acústica. Mas você pode começar a empreender com pouco dinheiro com móveis menores e mais simples e depois partir para a criação de peças mais encorpadas.

8- Impressão 3D

Com valores iniciais em torno de R$1.999, as impressoras 3D são uma boa ideia de investimento para criar protótipos, modelos de design, peças de máquinas e brinquedos. Assim é possível prestar serviços para designers de brinquedos, joalherias e outros fabricantes.

Ah, e depois não esqueça que você pode exibir seus produtos e serviços na vitrine virtual do Vendizap! Assim você tem um e-commerce descomplicado, organizado e que vai facilitar seu recebimento de pedidos.

Descubra como montar sua loja aqui e como tirar as melhores fotos neste link.

Continue acompanhando nosso blog e siga-nos nas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos 😉 

×

Olá!

Precisando de ajuda com o Vendizap? É só clicar abaixo para falar com o Suporte.

× Ajuda