Conheça o storytelling e como ele pode ajudar nas suas vendas

Tente lembrar de todas as propagandas que já te impactaram. Provavelmente elas têm uma ótima narrativa, não é mesmo? Ou seja, contam uma história que chama a atenção e que cria uma conexão fácil e emocionante. Este é o poder do storytelling e ele pode ajudar – e muito – nas suas vendas, tornando seu atendimento e a experiência de comprar com você únicos.

 

O que é storytelling?

 

De forma simples, storytelling é basicamente a arte de contar histórias de forma interativa por meio de palavras, imagens e sons (quando possível) tocando quem está vendo de maneira profunda. Além de envolver e cativar, o storytelling ajuda a manter a atenção de quem acompanha. Por meio do storytelling você consegue gerar mais interesse no seu produto ganhando a confiança do seu possível cliente.

 

Essa técnica funciona muito bem porque essas histórias nos deixam curiosos, e assim largamos o que estamos fazendo e nos voltamos a ouvir e entender o que está sendo dito.

 

O storytelling também nos ajuda a encontrar um equilíbrio na quantidade de informações que vamos passar, pois quando lotamos o possível consumidor de dados e novidades, eles podem se sentir anestesiados e perderem o interesse na nossa mensagem. Assim, por meio do storytelling você consegue criar uma história única e real bem consolidada, gerando empatia e associação com o seu serviço/produto.

 

Mas não se preocupe, com a prática você pode aprender muito bem a fazer um storytelling de qualidade que vai gerar grande identificação com seus seguidores e assim impulsionar o seu negócio.

 

Como posso usar o storytelling?

 

Por facilitar o processo de fixação de uma mensagem, o storytelling é uma técnica comunicativa que você pode usar durante todo o seu processo de vendas, desde o primeiro contato com o cliente. Também pode fazer uso dessa técnica nas suas postagens e stories.

 

Saiba como vender pelo WhatsApp e gerar mais renda no Instagram.

 

Siga as dicas abaixo para criar uma mensagem incrível:

 

1. Seu cliente é um herói

 

Concentre-se no seu cliente e em como o seu produto ou serviço pode ajudá-lo a conquistar o que tanto deseja. Claro que é importante você falar das qualidades do que está vendendo, mas também precisa fazer com que o seu cliente se sinta uma peça fundamental dessa história: o protagonista. 

 

Saiba como usar gatilhos mentais nas suas vendas e gerar lucro.

 

2. Seja divertido, mas com conteúdo

 

Usar da diversão vai te ajudar a criar envolvimento com o seu cliente, mas atente-se para o fundamental que é passar as informações corretamente, de acordo com o perfil de cada um.

 

Lembre-se de incluir depoimentos de clientes de vários perfis/gostos nas suas redes sociais para que possa usá-los como ferramenta de identificação com os futuros.

 

3.  Histórias têm início, meio e fim

 

Para que as pessoas consigam acompanhar, a história deve ter uma estrutura básica com início, meio e fim. No caso de uma boa história de vendas, sua conclusão deve estabelecer uma conexão entre o seu produto e a solução. Este é o momento de demonstrar como o seu produto ou serviço pode ser útil para o seu potencial cliente, de forma que ele saia como herói.

 

4. A prática leva à perfeição

 

Quanto mais você conta sua história, melhor você vai saber contá-la. Se você quer usá-la nas redes sociais mas ainda não se sente seguro para fazer isso, uma boa tática é expressá-la em conversas individuais até conseguir desenvolvê-la e responder todas as perguntas que aquela história pode originar.

 

5. Crie um cenário otimista

 

Lembre seu potencial cliente, por meio do storytelling, de como ele pode fazer uso do seu produto ou serviço. De forma simplista, se você vende roupas, fale como ele poderá usar em um evento especial, de forma que os outros irão notá-lo. Se você vende comida, fale de como ele pode dividi-la com seus familiares e que todos se sentirão felizes naquele momento.

 

O storytelling pode e deve estar inserido em toda a sua comunicação: desde a sua bio do instagram, as fotos que você escolhe para postar, os stories que você faz trazendo novidades aos seus clientes. 

 

Gostou desse conteúdo? Não deixe de enviar aos seus amigos empreendedores ou da área de vendas. Acompanhe-nos pelo Instagram e pelo Facebook e fique ainda mais por dentro desse universo.

 

Nos vemos em breve!

×

Olá!

Precisando de ajuda com o Vendizap? É só clicar abaixo para falar com o Suporte.

× Ajuda