Modelo de negócio: como fazer seu canvas

Para quem está iniciando um negócio ou até mesmo para aqueles que já tem há muito tempo, um Modelo de Negócio bem estruturado é a chave para o sucesso da sua empresa. O canvas nada mais é do que um mapa do seu modelo de negócio, esse mapa precisa descrever todos os itens e fases do seu negócio, e te dar uma visão mais ampla do que você pretende fazer.

 

Antes de mais nada, é importante que você não confunda Modelo de Negócio com Plano de Negócio. Enquanto que o Plano é um documento com detalhes muito ricos sobre o seu negócio, que vão desde análises de mercado, econômicas, planos operacional e financeiro e análises do cenário e estratégica, o Modelo de Negócio é uma etapa anterior. Ou seja, o Modelo irá te ajudar a ver mais amplamente e brevemente as etapas necessárias para você dar o pontapé inicial na sua jornada empreendedora.

 

Confira como fazer um Plano de Negócio aqui 

 

O Modelo de Negócios não é tão longo, nem  detalhado. Nesse momento sua preocupação deve ser com o mapeamento do “como”, as maneiras com a qual você gera receita e valor para o seu cliente, como você trabalha suas entregas e a relação entre esses itens.

 

De maneira clara, você precisa ter um um Modelo de Negócios e um Plano de Negócios, nessa ordem. A partir do Modelo de Negócios será muito mais simples analisar e ter em mente quais são os elementos necessários para o seu Plano de Negócios.

 

O que inclui um Modelo de Negócio e como fazer

 

Criado pelos empreendedores Alex Osterwalder e Yves Pigneur, que lançaram esse sistema no livro “Business Model Generation”, o Modelo de Negócio é uma ferramenta utilizada pela maioria das empresas.

 

Com base em um quadro com blocos organizados, dividido em 9 etapas, ele possibilita a visualização das principais funções de uma organização, deixando muito clara a contribuição de cada parte da empresa. Esse quadro se chama “Business Model Canvas”, por isso, muitas vezes o Modelo de Negócio é chamado de canvas.

 

 

Cada parte do quadro inclui tópicos e perguntas principais que orientam o preenchimento do mesmo. O canvas deve ser preenchido, preferencialmente, seguindo a ordem das divisões abaixo:

 

1- Segmentos de mercado (para quem?)

Comece colocando quem são os seus clientes ideais. Aqui você dará início à definição da sua persona, incluindo a maior quantidade de informações sobre essa pessoa possível.

Isso é fundamental, pois todas as atividades da empresa serão definidas de acordo com esse cliente ideal, ele é o centro de tudo!

 

2- Proposta de valor (o que?)

Reflita muito sobre os diferenciais da sua empresa, quais soluções e aspectos únicos serão entregues? Pense no que faria sua persona escolher a sua empresa em vez da concorrência.

 

3- Canais (para quem?)

Como você irá fazer o primeiro contato com o seu cliente? Quais são os canais que essa persona mais utiliza? WhatsApp? Instagram? Facebook?

 

Saiba como vender pelo Instagram e pelo WhatsApp.

 

4- Relacionamento com os clientes (para quem?)

Aqui você vai listar os canais pelos quais vai se relacionar com os seus clientes para que eles não te esqueçam.

 

5- Fonte de Receita (quanto?)

De onde vem o seu ganho? Como e quanto o seu cliente está disposto a pagar pelo que você oferece?

 

6- Recursos principais (como?)

Quais são os recursos que sua empresa precisa para funcionar e para oferecer a proposta de valor para os clientes?

 

Ex: capital humano e equipamentos.

 

Saiba como organizar o fluxo de caixa da sua empresa.

 

7- Atividades Principais (como?)

Aqui coloque as principais atividades responsáveis pelo valor entregue aos seus clientes. Pense nelas como soluções dos problemas da sua persona.

 

8- Parcerias Principais (como?)

Pense aqui nas terceirizações, nos fornecedores e em outras parcerias necessárias para o funcionamento do seu negócio.

 

9- Estrutura de Custos (quanto?)

Por fim, reflita sobre os custos para a execução e manutenção das suas atividades.

 

Ferramentas para te ajudar a fazer seu Modelo de Negócio

Selecionamos três ferramentas gratuitas e disponíveis para iOS e Android para te ajudarem nessa empreitada:

1-Sebrae Canvas 

O Sebrae Canvas possibilita que você arraste, crie e organize os tópicos como desejar.

 

2- Mob Business 

Por meio desse aplicativo é possível criar o Modelo de Negócio e filtrá-los por força, oportunidades e ameaças. 

 

3- MindMeister 

A principal função do aplicativo Mindly é a criação de um mapa mental para que você possa reunir as suas ideias e criar atalhos para o planejamento dos projetos.

×

Olá!

Precisando de ajuda com o Vendizap? É só clicar abaixo para falar com o Suporte.

× Ajuda