O que é Capital de Giro e como calculá-lo

É hora de organizar as finanças da sua empresa! Claro que, para isso, você precisa saber o que é Capital de Giro, qual a sua importância para o seu negócio e como você pode calculá-lo. Então segue com a gente.

 

Atenção: a gestão do Capital de Giro é um dos aspectos mais importantes para a saúde financeira  da sua empresa. Quando não se mantém um nível satisfatório de caixa para realizar seus pagamentos, é muito provável que a empresa seja forçada a sair do mercado.

 

O que é Capital de Giro?

 

É basicamente seu capital de trabalho, o valor necessário para dar continuidade à sua empresa. Quando falamos de vendas a prazo, também iremos incluir os recursos para financiamento aos clientes, por exemplo. 

Nos quesitos compras de matéria-prima ou mercadorias de revenda, precisamos ter em mente os recursos para manter esses estoques e os recursos para pagamento dos fornecedores. Despesas operacionais, pagamento de impostos, salários e demais custos também entram nesse cálculo. 

Por isso, se a sua empresa compra à prazo, seja matéria-prima ou mercadorias, isso significa que os fornecedores financiam parcial ou totalmente o estoque. 

 

Resumindo: o Capital de Giro está relacionado a  todas as contas financeiras que movimentam (ou “giram”) o dia-a-dia da empresa. 

 

Veja o que fazer pelo seu negócio durante a pandemia. 

 

Como calcular o Capital de Giro?

 

Agora que sabemos o que é Capital de Giro, precisamos entender a Necessidade de Capital de Giro. Ela é indicada pelo montante de recursos que a sua empresa precisa para pagar seus compromissos nos prazos de vencimento.

Para fazer essa conta, você tem que calcular a diferença entre o montante de recursos aplicados em Capital de Giro – como contas a receber de clientes e estoque – menos o financiamento do Capital de Giro – como impostos, fornecedores e demais despesas

Vamos pegar o exemplo de uma padaria chamada Pão & Cia. Nos últimos dois anos, sua proprietária Ana vem pegando alguns empréstimos para pagar seus compromissos em dia. Por isso, ela levantou a Necessidade de Capital de Giro da sua padaria.

 

 

Na situação levantada, a padaria Pão & Cia precisa de R$56.500,00 para pagar seus compromissos em dia, ou seja, a sua Necessidade de Capital de Giro é de $56.500,00.

Para você conseguir gerir bem o seu Capital de Giro é preciso que você tenha um fluxo de caixa sempre atualizado.

 

Saiba como organizar o fluxo de caixa da sua empresa em 4 passos

 

Isso porque, ao projetar o fluxo de caixa para um período de 4 a 6 meses, já podemos visualizar a situação de caixa para períodos futuros e, então, tomar decisões para modificar a situação encontrada. Isso é ainda mais valioso nos períodos de dificuldades financeiras.

 

Gostou? Não perca as dicas que compartilhamos no Instagram e no Facebook.

×

Olá!

Precisando de ajuda com o Vendizap? É só clicar abaixo para falar com o Suporte.

× Ajuda