5 dicas de quando e como lançar promoção

Saber como lançar promoção é a chave para animar seus clientes fiéis e, claro, conquistar novos clientes. Quantas vezes você não comprou um produto porque viu que o valor estava abaixo do usual? As promoções incentivam a compra por impulso, que é aquele ato de comprar sem tempo de reflexão, e quase 60% dos brasileiros dizem realizá-las.

 

Então vamos aproveitar a possibilidade que temos de chamar a atenção desses clientes e oferecer descontos que certamente farão a diferença na decisão de compra. 

 

1. Defina qual é o objetivo da sua promoção 

 

Mesmo em uma pequena loja, é preciso que as promoções sigam um planejamento. Qual a finalidade da sua promoção? Vender produtos presos no estoque? Lançar uma novidade? Atingir novos clientes? Alavancar a venda de outros produtos que não estão na promoção?

 

É claro que vários objetivos podem ser alcançados numa mesma promoção, mas é preciso que você escolha um principal e aí então trace suas estratégias de divulgação e precificação.

 

Saber como lançar uma promoção também é saber que ela precisa ter um prazo de duração. Se uma oferta dura por muito tempo, perde-se esse sentimento de urgência e as vendas vão cair. Pode até parecer que a ação foi falsa, por ter durado tanto tempo, e caso se esteja investindo em anúncios pagos nas redes sociais, esse dinheiro pode estar sendo jogado fora. 

 

2. Tenha claro qual é o público-alvo de uma promoção determinada

Como lançar promoção sem saber para quem ela está dirigida? Descubra quem são essas pessoas, quais os seus hábitos de consumo, quais redes sociais mais usam, para daí então fazer um anúncio nas redes sociais.

 

Por exemplo, se você vende roupas e sua promoção é de peças femininas com cortes mais curtos, é interessante que você direcione-as para mulheres mais jovens. 

 

Isso vale mesmo quando você fizer uma promoção na sua loja aqui do Vendizap e for compartilhá-la para seus contatos no WhatsApp. Selecione somente esse perfil de clientes para não abarrotar os outros com mensagens indesejadas e criar um atrito com a sua marca. 

 

Vende pelo WhatsApp e ganhe mais

 

É interessante também que suas promoções valorizem os clientes fiéis, já que manter um consumidor é muito mais barato do que conquistar novos, pois ele voltará a fazer compras periodicamente.

 

Para eles, é interessante ter programas de fidelidade baseados em volume de compras, brindes e promoções exclusivas, por exemplo. 

 

3. Esteja preparado para reduzir significativamente sua margem de lucro

Primeiramente, só para deixar claro que não significa que você vá cortar totalmente o seu lucro. Não faça isso ao menos que trabalhe com produtos perecíveis, esteja numa situação bem próxima à data de vencimento, e que se não forem vendidos lhe causarão prejuízo.

 

Agora, se você tem uma boa margem de lucro, reduza-a consideravelmente para que o consumidor perceba o valor abatido. Se possível ainda sinalize o valor normal e coloque um risco em cima, deixando o valor da promoção maior, ou use a estratégia do “de tantos reais, por tantos”. 

 

Uma boa ideia ainda é usar a estratégia de descontos progressivos ao determinar como lançar promoção. Saber quais mercadorias o cliente busca e oferecer combinações e compras relacionadas irá fazer com que ele compre dois ou mais itens em uma vez.

 

4. Faça um planejamento semestral com todas as datas importantes do varejo

É fato que as datas comemorativas movimentam o comércio e todos aguardam os descontos e lançamentos nesses momentos. Além das grandes épocas do ano, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal e Ano Novo, busque outras que estejam relacionadas ao seu ramo de negócio, mesmo que de forma indireta.

 

Não esqueça de incluir Dia do consumidor, Black Friday e o Boxing Day.

 

5. Desenhe sua estratégia de divulgação 

Ao saber quem é seu público e selecioná-lo, grande parte da sua estratégia está garantida. Mas é importante lembrar que as vendas, ou seja, a conversão, depende muito do seu mix de produtos e valores.  

 

Para pequenos negócios, indicamos que sejam feitos anúncios no Instagram e no Facebook, já que os de Google AdWords requerem muito mais investimento.

 

Saiba como vender pelo Instagram

 

Acompanhe seus anúncios e mude sua estratégia se ver que não estão tendo cliques!

 

Quer ficar por dentro de mais dicas? Acompanhe-nos no Facebook e no Instagram.

 

×

Olá!

Precisando de ajuda com o Vendizap? É só clicar abaixo para falar com o Suporte.

× Ajuda