pessoa carregando fotos no computador

Vitrine bem feita: como tirar foto de produtos

Comprar é um ato extremamente visual. Por isso, independente da qualidade do produto, compramos primeiro por sua aparência. E claro que a aparência também se deve muito ao ângulo, iluminação, composição e outros aspectos da foto. Então vamos te ensinar como tirar foto de produtos e deixar sua loja com cara profissional!

 

Saiba como montar sua loja e atrair visitantes.

 

Uma foto bem produzida é muito importante, pois ao comprar pela Internet o consumidor não consegue tocar, manipular, nem sentir o aroma ou a textura do produto. Então, a  qualidade das fotos certamente é determinante para o cliente decidir se vai comprar de você ou da sua concorrência.

 

É interessante, ainda, que você tenha uma variedade de fotos do mesmo produto. Sendo que algumas podem mostrar os detalhes, como a textura de uma massa, a barra de um vestido…

 

Isso é ainda mais importante quando falamos de alimentos: eles precisam chamar a atenção e aguçar o paladar. Em relação a roupas, elas precisam de uma boa composição, ou serem vestidas por uma modelo, por exemplo, para incentivar ainda mais o desejo.

 

Confira algumas dicas que separamos para você saber como tirar foto de produtos:

 

1- Cuidado com a iluminação e com o uso de flash

 

Nossa primeira dica é: não use flash! O flash é uma luz muito dura, isso significa que ele cria sombras bem marcadas e também pode distorcer a cor do seu produto. Caso seu conhecimento em foto vá um pouco além, você pode sim usar flash se tiver um difusor, tornando essa luz dura em uma luz suave.

 

Recomendamos que você faça uso da luz natural, que é difusa. A luz natural é a luz do sol e ela vai criar sombras suaves. Você pode aproveitar janelas e outras entradas de luz e deixar seu produto próximo para fotografá-lo. Opte por fotografar no início da tarde, caso esteja fazendo fotos externas, isso pode  trazer os melhores resultados. O que importa não é apenas a quantidade de luz, mas também a sua uniformidade e distribuição.

 

2- Tenha um fundo infinito

 

O fundo infinito é um fundo branco geralmente, mas também pode ser preto dependendo das cores dos seus produtos. Por exemplo, se você vende canecas brancas, o contraste com o fundo preto pode ser melhor, já que irá ressaltar as delimitações das peças.

De modo geral, usa-se o fundo branco porque ele é o mais “limpo” e assim a visão não irá se perder em outros detalhes da imagem que não o do seu produto, deixando ele em destaque. 

 

Para criar um plano de fundo deste só é necessário que você tenha um tecido branco em que possa apoiar o produto em cima e dobrá-lo em 90º para criar um cenário. Você também pode comprar um mini estúdio de foto, como este.

 

3- Use composições e outros objetos

 

Essa dica pode parecer um pouco conflitante em relação ao item passado, mas em alguns casos é interessante fotografar seus produtos em um cenário que traga detalhes da “vida real”. Essa dica também vai para quem já tem um pouco mais de experiência em como tirar foto de produtos. 

 

Em relação a produtos de moda, como acessórios, roupas e sapatos, é ótimo que essas peças participem de uma composição. Além de dar uma ideia de como o consumidor pode usar aquele produto, isso oferece qualidade visual para a imagem. Ainda em relação a como tirar foto de produtos de moda, se puder fotografá-los em uma modelo, é melhor. Isso porque as peças têm caimentos diferentes e somente no corpo é possível visualizar essas diferenças.

 

Se for um item de decoração, também é legal ter ele exposto em uma parte da casa, por exemplo. 

 

Outro fator é que, dependendo das dimensões dos seus produtos, pode ser difícil reconhecer seu tamanho real. Por isso, você pode colocá-lo perto de outro objeto que todos tenham em casa. Por exemplo, você vende infusor de chás, coloque-o próximo a uma xícara. Se for um relógio, tire a foto no pulso para que o cliente possa visualizar seu real tamanho.

 

Essa dica de escala é ainda mais fundamental caso você venda produtos mais originais, como miniaturas, pois somente ao lado de um objeto em escala “normal” será possível visualizar seu real tamanho.

 

 

4- Tire mais de uma opção de foto e em diversos ângulos

 

Coloque-se no lugar do seu cliente: o que ele quer saber sobre o produto? Tire fotos de diferentes detalhes, para que ele possa saber das características únicas das peças. Caso o possua um design especial ou seja composto de um material diferenciado, por exemplo, é importante deixar isso bem explícito nas fotografias, ressaltando o valor do seu produto. 

 

Teste as diferentes opções: de cima, de lado, de baixo, inclinado, angulado, de frente e de costas, subindo em uma escada. Mesmo que algumas não fiquem boas, essas opções vão te ajudar a ter um olhar mais apurado e a acertar ainda mais na próxima vez. Lembre-se de ter variações do seu produto para que também possa alimentar seu feed nas redes sociais.

 

Venda mais e fature mais no Instagram em 5 passos. 

 

E aí, gostou das nossas dicas de como tirar fotos de produtos? Continue acompanhando nosso blog e siga-nos nas redes sociais! 

 

×

Olá!

Precisando de ajuda com o Vendizap? É só clicar abaixo para falar com o Suporte.

× Ajuda