coronavirus

O que fazer pelo seu negócio na pandemia do Coronavírus

O momento em que vivemos atualmente é muito delicado. Mesmo com muitas cidades voltando a ter os comércios abertos, não sabemos se iremos ter que retomar a quarentena. Uma coisa é certa: a pandemia do Coronavírus trouxe algumas tendências de negócio que já caminhavam lentamente no Brasil.

Sabemos que uns que mais sofrem com o reflexo da economia que vai mal é o dono do micro e pequeno negócio. A maioria dos empreendedores ainda não sabe direito como vai manter o negócio funcionando, se vai precisar dispensar funcionários…

Mais saiba que não está sozinho nessa. Pensando na sua situação, fizemos um conteúdo especial apontando algumas soluções e oportunidades para que esse momento desafiador não seja desanimador. Lembre-se que a inteligência emocional é fundamental nesse momento, então não se deixe vencer pelo que está na sua frente agora. 
.

1-  Invista ainda mais na sua presença digital

É improvável que seu negócio não exista no ambiente on-line, mas ainda é provável que você não esteja fazendo isso da forma mais adequada. 

Se você ainda não tem uma página no Instagram e no Facebook, faça isso! Lembre-se de escolher um usuário preferivelmente com o nome da sua marca. Se ele já estiver sendo usado, insira algum outro termo, como a cidade que seu negócio atende, ou o ramo em que ele está inserido.

Não esqueça de ajustar sua bio colocando uma descrição clara, seu WhatsApp e outros links importantes. 

Produza conteúdos de valor para o seu público, fale sobre os bastidores, situações que seu negócio superou, conte histórias, colete depoimentos dos seus clientes e utilize nas redes.

Aproveite essa intensa presença on-line de todos e instigue os seguidores a comprarem por impulso ou por afinidade. Descontos progressivos e pré-vendas com desconto são fundamentais.
.

2- WhatsApp também é rede social

Se você ainda não usa o WhatsApp Business, faça isso. Baixe, instale e configure corretamente a versão do aplicativo voltada para empresas. Lembre-se que é indicado ter um número somente para o seu negócio.

Envolva seu cliente, com um primeiro contato caloroso porém respeitoso, segmente sua lista de contatos para respeitar a particularidade de cada público, e divulgue o número da sua empresa nas redes sociais e em materiais que produzir.
.

3- Organize-se e incentive a autonomia dos seus colaboradores

Tempo é dinheiro. Quanto mais tempo você perder com a sua desorganização, menos tempo você vai ter para pensar em soluções para o seu negócio e inovações. Use ferramentas como o Trello e o Asana para organizar sua rotina de forma gratuita. Caso sua empresa já tenha um porte maior, contrate uma plataforma mais robusta como o Pipefy para gerir seus processos internos.

Essas ferramentas além de ajudarem a organizar o seu dia te deixarão a par das atividades que estão sendo realizadas por parceiros. Isso também é importante para que o home office seja produtivo, já que essa é uma tendência de trabalho que certamente só irá se intensificar nos próximos anos. 

O home office, segundo pesquisas, possibilita um aumento na produtividade, já que poupa o trabalhador do estresse do deslocamento e oferece mais tempo em família. Então mesmo depois que essa pandemia passar, considere se dar dias de trabalho remoto e oferecer esse benefício a quem trabalha com você.

Tenha em mente que centralizar suas demandas quando você possui colaboradores é uma atitude que irá te fazer perder dinheiro: ou você divide as responsabilidades, ou você trabalha sozinho. Isso não significa que você não será humano com os seus parceiros, mas você precisa ter firmeza quando se trata da organização da sua empresa.
.

4- Pense em conjunto e para o conjunto

Já vimos que precisamos muito dos serviços de delivery. Essa situação se intensificou ainda mais nesses dias que o medo de sair de casa é grande. Existem pessoas que precisam sair, precisam trabalhar e o mínimo que podemos fazer é retribuir. Ofereça aos entregadores água, um local para descanso, pense como um time: se ele não existir, seu produto não chega ao consumidor. Se algo acontecer ao entregador, você também sai perdendo. Por isso, humanize-se.

×

Olá!

Precisando de ajuda com o Vendizap? É só clicar abaixo para falar com o Suporte.

× Ajuda