vendendo no instagram

Como vender pelo Instagram e faturar mais em 5 passos

Saber como vender pelo Instagram é um passo extremamente importante para qualquer um que tem uma marca ou negócio. Isso porque muitos empreendimentos hoje nascem e crescem puramente no meio digital. Outros negócios físicos ganham mais espaço com a presença nas redes sociais, já que por lá podem ser vistos e lembrados todos os dias pelos seus clientes.

Ao todo são mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente no Instagram. Sendo que, segundo pesquisa da Locowise, agência que analisa a performance das mídias sociais, 75% dos usuários do Instagram já realizaram uma ação a partir de um anúncio ou publicação. Tal dado significa que a maioria das pessoas já clicou em um anúncio, por exemplo, e foi redirecionado para o perfil, site ou para as mensagens diretas. 

Essa mesma pesquisa também apontou que metade dos usuários seguem pelo menos um perfil de negócio, 60% afirmam aprender sobre um produto na plataforma, e 80% usam a rede social para baterem o martelo se compram ou não um produto ou serviço. Ou seja, é um território rico para se conquistar novos consumidores e para fidelizar os seus clientes. 

.

Saiba como vender mais pelo WhatsApp

.

Então vamos lá! Confira nossas dicas e aprenda como vender pelo Instagram e faturar mais:

.
.

1- Primeiro, o básico: tenha um perfil comercial

Para poder fazer anúncios no Instagram e ter acesso à métricas que vão te mostrar dias e horários que seus seguidores estão mais ativos e mais interagem com suas publicações, bem como para poder visualizar quantas visitas seu perfil tem semanalmente, é preciso que sua conta seja comercial.

Mas fique calmo! Caso você já tenha um perfil pessoal com seguidores que e nome de usuário que você não quer perder, é preciso que você apenas altere o seu tipo de conta. Para tanto, só é preciso ir até as configurações de perfil em sua conta no Instagram e habilitar a opção “alternar para o perfil comercial”.

Atenção, para essa ação funcionar você precisa ter também uma página no Facebook, ok? Então não esqueça de fazer isso antes! 

.

.

2- Tenha as informações essenciais organizadas na sua bio

Como vender pelo Instagram: Seja simples, claro e objetivo. A bio precisa conter o que você faz e qual o diferencial do seu negócio. Não esqueça de incluir o link para sua vitrine virtual que você pode fazer aqui no Vendizap, e seu WhatsApp.

Na foto do seu perfil, opte por algo que faz referência à sua empresa, como sua logo. Se você for o foco da sua empresa, use uma foto sua porém mais profissional ou relacionada à sua atividade. Lembre-se de unificar tanto o seu usuário como a sua foto com a que usa nas outras redes, assim fica mais intuitivo te encontrar na Internet.

.

.

3- Produza conteúdo com qualidade e frequência

Engajamento só se gera com uma produção de conteúdo e cronograma de postagem bem planejados. Esses dois itens são fundamentais porque quando você posta algo, conforme as pessoas forem reagindo àquela postagem, ela vai tendo seu engajamento aumentado e começa a aparecer mais em cima no feed dos seguidores.

Entenda quem é o seu público, utilize a linguagem desse nicho. Produza conteúdo não somente sobre o que você vende, mas sobre o mundo que cerca o seu mercado. Por exemplo, se você vende roupas pode dar dicas de styling, fale sobre proporções corporais e melhores cortes de roupa. 

Não esqueça de seguir perfis similares ao seu para ficar de olho no que os competidores estão fazendo! Busque tendências pesquisando palavras-chave no Google Trends e encontre maneiras de ser um dos primeiros a oferecer o que os usuários do Instagram buscam.

Lembre-se de se fazer presente nos stories e não tenha medo de se mostrar, nem de mostrar os bastidores da sua produção. Fale sobre sua rotina de marca, responda perguntas dos seus seguidores, use e abuse desse espaço de grande engajamento.

Use outros formatos como vídeo nas postagens, faça álbuns de fotos e cuide para que seu perfil seja harmônico.

De maneira alguma esqueça de responder as perguntas e as interações dos seus seguidores, tanto no inbox como nos comentários. Utilize a CTA (chamada para ação, ou call-to-action) para impulsionar as vendas.

Você pode agendar suas postagens por meio do sistema de Gestão do Facebook, acessando o Gerenciador de Negócios e integrando o Facebook ao seu Instagram.

Dica bônus: quer saber fazer isso mais rapidamente? Invista em cursos on-line! A Rock Content, especialista em Marketing Digital, possui diversos cursos gratuitos que você pode acessar apenas se inscrevendo.

.

.

4- Como vender pelo Instagram: Ofereça descontos para os seus seguidores

Uma pesquisa da Iconosquare mostra que 41% dos usuários que seguem um negócio no Instagram estão interessados em brindes e descontos, sendo que 70% já participou de algum concurso dentro do Instagram.

É possível criar stories que, se o seu seguidor printar e te enviar, irá garantir a ele determinado desconto em um produto, por exemplo. Outra dica muito legal é fazer sorteios para ganhar novos seguidores e aumentar seu engajamento. 

.

.

5- Como vender pelo Instagram: anúncios, ou Instagram Ads

Somente com os anúncios você irá conseguir impactar outras pessoas que não são ainda seus seguidores. Utilizando essa ferramenta você irá poder anunciar posts patrocinados no formato de fotos, carrossel de imagens e vídeos.

Para promover um post pelo Instagram só é preciso abri-lo e clicar em “promover”, no canto direito, abaixo da foto. Na sequência, você irá selecionar para onde quer direcionar as pessoas: seu perfil, seu site ou suas mensagens diretas. 

Então, crie um público com interesses relacionados ao seu produto, em uma região geográfica que seu negócio atende. Por fim, selecione quanto pretende gastar. Indicamos um valor mínimo de R$30. Antes de submeter a promoção para a análise do Instagram, veja a prévia e certifique-se que está tudo certo, pois, depois de aprovada, ela não pode ser editada.

Quer ficar por dentro de mais dicas? Acompanhe-nos no Facebook e no Instagram.

×

Olá!

Precisando de ajuda com o Vendizap? É só clicar abaixo para falar com o Suporte.

× Ajuda