Semana do Consumidor vem aí! Prepare seu e-commerce e alavanque as vendas

O mês de março é a época mais esperada pelos lojistas porque é considerado o primeiro período com grande fluxo de vendas do ano. O Dia do Consumidor, comemorado no dia 15 de março, foi criado para celebrar os direitos dos consumidores e começou a ganhar visibilidade no Brasil no ano de 2014. Mas com o passar dos anos, foi criada uma tendência no mercado e a data foi expandida para a Semana do Consumidor.

 

Neste ano de 2022, a data vai ser celebrada entre 14 e 20 de março. Serão sete dias dedicados às promoções para atrair clientes e incentivar as vendas. A expectativa é grande para o e-commerce. No ano passado, entre os dias 2 e 15 de março, o faturamento do varejo online foi de R$ 6,3 milhões. Só no Dia do Consumidor, 15 de março, os e-commerces faturaram R$ 592 milhões em vendas. E segundo dados do relatório da Allin, empresa que analisa o comportamento do consumidor, neste ano, 42% dos consumidores têm intenção de aproveitar as promoções da data.

 

Para aproveitar essa alta procura por promoções, os e-commerces devem estar preparados. E com antecedência. Planejamento é a palavra-chave para oferecer as melhores ofertas e atrair os clientes. Por isso, nós preparamos dicas para ajudar no preparo da sua loja virtual para a Semana no Consumidor. Confira:

 

Ofereça promoções atrativas: escolha os produtos mais desejados, que estão em tendência e ofereça descontos vantajosos. Analise a concorrência para oferecer preços competitivos. E claro, calcule o percentual de desconto para não prejudicar sua margem de lucro.

 

Invista na experiência do consumidor: seja eficiente e prático. Oferece um atendimento fácil, rápido e que resolva eventuais problemas. Prepare a estrutura da sua loja virtual para evitar instabilidades durante os picos de acesso. O objetivo é deixar seu cliente satisfeito durante a experiência dele na sua loja.

 

Divulgue suas ações de forma estratégica: selecione produtos conforme o comportamento do seu consumidor e aposte em divulgação nas redes sociais.

 

– Ofereça vantagens no frete: o valor do frete pode ser um fator determinante para a decisão de compra do consumidor, por isso, ofereça vantagens. Caso não consiga oferecer de forma gratuita, ofereça benefícios como pedidos acima de determinado valor, produtos específicos, regiões estratégicas ou primeira compra para que o consumidor tenha o frete grátis.

 

Facilite o meio de pagamento: passe credibilidade, confiança e segurança na hora do consumidor efeituar a compra. O ambiente de pagamento deve ser fluido e transparente com soluções simples e práticas.

 

De importância ao pós-venda: aproveite o tempo e o dinheiro investidos na Semana do Consumidor para fidelizar seus clientes. Envie uma mensagem de agradecimento, um cupom no mês de aniversário ou ofereça desconto para a segunda compra. Após o recebimento do produto, peça uma avaliação do cliente sobre o item comprado e a experiência na loja.

 

E para inspiração você lojista, confira abaixo a lista de categorias mais compradas no e-commerce brasileiro no primeiro trimestre de 2021. Um ótimo indicativo para alavancar suas vendas online na Semana do Consumidor 2022:

 

1 – Moda e acessórios: 21%

2 – Eletrônicos e informática: 18%

3 – Beleza: 14%

4 – Casa e construção: 12%

5 – Alimentos e supermercado: 9%