Live de Vendas: a estratégia perfeita para o seu e-commerce

Também conhecido como shopstreaming ou live commerce, esta estratégia de vendas online revolucionou os negócios digitais atuais! 

 

O conceito é bem recente, ou seja, o momento perfeito para você, como cliente Vendizap e proprietário (a) de uma loja online, investir no método. 

 

Na verdade, a estratégia está ganhando espaço agora no mercado, depois de um ano e meio da pandemia de coronavírus que revolucionou o modo de consumo da sociedade, mas o conceito não é tão antigo assim. É algo que segue a mesma lógica dos programas antigos de televendas que se popularizaram no país há alguns anos atrás, por meio de programas como Polishop TV, por exemplo. 

 

As lives para fins comerciais, direta ou indiretamente, começaram a ser feitas por cantores, gamers e comediantes que utilizavam o formato para monetizar através dos fãs. Claro que, com o aumento da demanda de alguns segmentos além da necessidade de inovação no processo comercial após a implementação do isolamento social, a novidade na produção de conteúdo foi adaptada e sendo usada de formas diferentes: para realizar vendas online diretamente através do formato de live! 

 

Marcas como Americanas, Riachuelo, Polishop e Arezzo são alguns dos grandes exemplos de sucesso deste formato comercial no Brasil. 

 

VEJA NO BLOG: Redes Sociais como aliadas do seu E-commerce

 

O que é Live de Vendas

 

A Live de Vendas, então, é uma estratégia comercial feita através de aplicativos que possibilitam a interação ao vivo entre uma conta de perfil e os usuários interessados em assistir a transmissão.

 

O Instagram é a principal ferramenta utilizada para realizar live de vendas, mas existem outros aplicativos como o Twitch ou o próprio Youtube.

 

O principal objetivo desta transmissão é a venda de um produto ou a publicidade de um e-commerce em geral, mas as estratégias a serem utilizadas na comunicação e na interação durante a live são inúmeras, sem restrições de criatividade. 

 

Por isso que o conhecimento profundo sobre o seu público-alvo consumidor é essencial, pois são nestes momentos que você consegue traçar um plano de ação muito mais assertivo! 

 

As Lives de vendas funcionam muito, pois:

 

Geram identificação e imediatismo:

As pessoas estão ali, vendo detalhes dos seus produtos na hora, podendo já mandar mensagem para reservar a encomenda e escolher outros itens ao longo da live. Quase que uma feira online ou até mesmo um leilão!

 

Todos gostam, ainda mais nos dias de hoje, do imediatismo, de poder fazer o que querem na hora que querem e no momento em que o desejo é despertado. 

 

Além disso, através da live (e, lembrando, conhecendo o seu público), você consegue gerar o sentimento de identificação e pertencimento. Outro gatilho muito importante para o ser humano que tem alto potencial de aumentar o desejo de compra.

 

Fortalecem a autoridade da empresa:

Todo e qualquer contato entre uma marca e seu público consumidor é um canal extremamente propício para fortalecer a autoridade da empresa. 

 

Por isso, não negligencie a forma de comunicação e o cuidado com todas as etapas da live. Ela deve transparecer e fortalecer ainda mais o tom de voz e a personalidade dos produtos e da marca!

 

Por exemplo: se a marca tem uma identidade visual mais feminina, utiliza um tom de voz nas mensagens mais doce e alegre, a live deve seguir a mesma linha para não ter ruptura nesta imagem que passa através das redes sociais. 

 

Alcançam novos consumidores

Nem todo mundo que está assistindo a sua live já comprou seus produtos e, provavelmente, algumas pessoas podem querer compartilhar a live e convidar conhecidos para participar também. 

 

Isso faz com que novas pessoas acessem o seu perfil e novos leads se convertam em verdadeiros consumidores, gerando mais lucro à empresa por meio da estratégia de lives!

 

Transpassam confiança

Uma das pedrinhas no sapato de quem tem um e-commerce é transparecer todo o cuidado que a empresa possui com a segurança do cliente e com a produção dos produtos. 

 

Por isso, é um pouquinho mais difícil do cliente obter plena confiança em comprar a primeira vez de você. E as lives são excelentes para transparecer e trabalhar isso nos seguidores, pois uma pessoa está ali “cara a cara” com ela mostrando os detalhes do produtos e confortando este medo que as compras online podem oferecer!

 

Dica: isso nos mostra também a importância de ter um atendimento excelente e realmente cumprir com a promessa de segurança e qualidade que toda empresa deve ter com seus clientes e produtos.

 

VEJA NO BLOG: Como ganhar seguidores no Instagram

 

Como fazer Live de Vendas

 

Isso é um assunto muito amplo para ser ensinado através de regras, pois depende muito do produto a ser anunciado, da essência da marca, das necessidades e características do público. 

 

Mas de modo geral existem alguns pontos a se atentar na hora de planejar uma live de vendas em alguma rede social:

 

  • Organize o dia e a plataforma em que será feita a live;
  • Prepare e separe cada produto que você apresentará na transmissão e, claro, deixe-o apresentável. Por exemplo: se for uma peça de roupa, é bom que ela esteja limpa e passada;
  • Faça uma campanha de anúncio da live nos perfis da empresa nas redes sociais. Trabalhe bem nos posts de aviso, faça contagens regressivas e tente gerar curiosidade para atrair ainda mais a atenção dos seguidores e tentar obter um alcance maior nas lives;
  • Como já dito anteriormente, se preocupe em ter uma comunicação condizente ao tom de voz e essência da marca;
  • Além disso, preocupe-se com o cenário, tente organizar um ambiente bem iluminado e com elementos que agreguem na apresentação do produto;
  • Ter um roteiro facilita muito na dinâmica da transmissão, os clientes Vendizap sabem disso na prática;
  • E por último, mas não menos importante: meça os resultados das lives. Nem sempre a primeira live será vantajosa em termos financeiros, mas somente com um olhar atento aos resultados você poderá mudar as estratégias para testar novas coisas e acertar a mão!

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um empreendedor que precisa conhecer esse novo formato comercial!