A Rede Social como uma aliada ao seu E-commerce

Você provavelmente possui redes sociais. Talvez até tenha perfis de cunho profissional destinados à divulgação dos seus produtos ou e-commerce. Mas você realmente investe nisso? Possui tempo e interesse em melhorar a produção de conteúdo, a estratégia de divulgação e os perfis da sua loja para ter uma presença digital? 

 

Pois bem, então agora é o momento certo de você realmente entender por que a rede social é tão importante para o seu negócio digital!

 

A primeira coisa a ser levada em consideração é: todos estão no digital hoje! Sua família está, seus amigos estão, vizinhos estão, conhecidos estão. Então por que os seus clientes não estariam?! 

 

Isso é algo que não deve ser ignorado. Seus clientes estão nas redes sociais, podem virar a sua audiência e comprarem de você ao invés do concorrente por lá mesmo. Basta você ter conhecimento, testar estratégias, ter profissionais que te auxiliem e muita dedicação. 

 

Outro ponto importante a ser olhado com atenção é: quem são os seus clientes? É preciso parar e refletir sobre quem compraria os seus produtos. Faça o exercício de tentar identificar padrões entre as pessoas que já consumiram de você, como idade, profissão, estado civil, gostos e comportamentos, por exemplo. 

 

E caso o seu e-commerce seja novo, você deve montar, ou seja, idealizar, o seu cliente ideal. Por exemplo: eu vou vender camisetas. Mas que estilo de camiseta? Que preço elas terão? Que geração normalmente compra este estilo de camiseta? 

 

Percebeu que são perguntas simples, mas que trazem a chave da identificação do seu público-alvo?! E entender a sua audiência ajuda a produzir conteúdos relevantes a ela e, consequentemente, a atrair as pessoas que estão dentro do escopo do seu público!

 

Não adianta nada fazer um post sobre como customizar uma camiseta simples, se você vende camisetas de personagens de filmes ou séries, por exemplo. Isso não fará sentido para a sua rede social, muito menos para quem compra de você. Ele não está interessado em customizar, mas sim em produtos personalizados para colecionar. 

 

Portanto, o primeiro passo para iniciar nas redes sociais é você olhar para o seu negócio, seus produtos e seus clientes de uma forma mais crítica e analítica. Mas entenda que, se esse exercício ainda for muito complexo num primeiro momento, não precisa se prender a isso! Não espere para começar a entrar no digital, comece com o que você tem e vá aprimorando o seu conhecimento. 

 

Quais são as redes sociais mais usadas?

 

Agora vamos entrar na cereja do bolo do assunto: as redes sociais! Depois de conseguir um escopo do seu negócio, identificando os elementos citados no tópico anterior, é hora de pensar na parte prática. 

 

Segundo o último Relatório de Mídia Social da GlobalWebIndex (2020), os brasileiros passam em média 3h41min nas redes sociais. E vamos combinar que isso é apenas uma média, muitos de nós passamos muito mais tempo diariamente nos aplicativos. 

 

Você conhece as principais redes sociais, como o WhatsApp, o Instagram, o Facebook, o Pinterest, o TikTok e o Twitter. Existem outras, mas essas ainda estão no ranking das plataformas mais acessadas semanalmente pela população. 

 

WhatsApp

 

O WhatsApp é o principal aliado do seu e-commerce, pois logo após a venda, a comunicação entre você e seu cliente ocorre por lá! Então você não pode deixar de ter uma conta business bem completinha, com nome e informações claras e corretas. 

 

Além disso, ainda segundo o Relatório de Mídia Social da GlobalWebIndex (2020), o WhatsApp é a plataforma preferida dos brasileiros, ou seja, você, como cliente Vendizap e dono de um e-commerce, tem uma ótima oportunidade nas mãos que é fazer o seu pós-venda de forma rápida e simples. Então aproveite para pensar em estratégias de revenda para essa plataforma!

 

Instagram 

 

O queridinho de todos, né?! Não podemos negar que o Instagram se tornou uma das redes sociais mais utilizadas para fins comerciais, então é claro que também é uma plataforma super indicada para sua marca ter uma presença constante. 

 

Ali, as estratégias a serem usadas são inúmeras, tanto de negócio quanto de relevância dentro da plataforma. Você pode anunciar seus produtos, produzir conteúdo de valor, fazer promoções especiais, oferecer informações sobre o seu mercado de atuação, dicas dos seus produtos, entre muitos outros. Realmente, é o aplicativo que deve estar na lista da sua empresa na hora de definir as redes sociais de atuação no digital. 

 

Facebook

 

Apesar de muitas pessoas acharem que o Facebook funciona basicamente como o Instagram, não é bem assim! Também é uma plataforma para compartilhar fotos e vídeos, mas nesta, o senso de comunidade é muito mais forte! Então, estratégias diferentes como criar um grupo fechado, uma página comercial e anúncios em grupos de divulgação são muito bem-vindas; principalmente quando falamos de produtos. 

 

Pinterest

 

O Pinterest é uma rede social que capta pessoas que gostam de colecionar inspirações! Então se o seu público-alvo envolve algo relacionado a isso ou o seu segmento seria bem representado por isso, é uma ótima aposta. 

 

No seu perfil você pode criar uma espécie de pasta para compartilhar projetos, editoriais ou coleções, por exemplo. E as pessoas podem salvar essas fotos para sempre terem acesso a ela, como uma referência mesmo, uma inspiração. Utilizar estratégias de palavras-chave em cada foto funciona muito bem, já que o usuário pesquisa por isso. 

 

TikTok

 

A rede social dos millenials! Essa é uma plataforma relativamente nova, comparada às outras redes sociais mais utilizadas. Mas que ganhou uma força enorme no último ano. Aqui, o intuito é compartilhar apenas vídeos rápidos. Eles podem fornecer informação, conhecimento, promoção, entre outras coisas, ou seja, pode servir para quase todo segmento. Mas lembre-se de sempre avaliar o seu público-alvo e produto! E isso não vale somente para o TikTok, mas na escolha das outras redes também. 

 

Por que investir em redes sociais?

 

Estar nas redes sociais não requer um investimento financeiro, pois você precisa apenas de internet e um aparelho eletrônico. Mas falamos que estar no digital é um investimento, porque demanda muito tempo e dedicação! Tempo para construir estratégias e estar sempre monitorando elas, e dedicação para estudá-las e fazê-las bem feitas. 

 

Por isso, caso você não possa disponibilizar o seu tempo para adquirir conhecimento e pôr em prática as ações necessárias, a recomendação é que você invista em profissionais de marketing e social media que possam te ajudar nesta questão. 

 

É um investimento que com certeza não se arrependerá, pois trará para a sua empresa: 

 

  • Autoridade; 
  • Visibilidade à marca;
  • Mais tráfego ao site;
  • Promoções bem articuladas;
  • E, consequentemente, mais vendas!

 

Uma dica importante é não se ater precisamente apenas ao Facebook ou Instagram. Estude muito bem a sua marca e o seu público-alvo (ou como comentamos, procure um profissional para isso), para encontrar as redes sociais complementares à sua estratégia de marketing digital! 

 

Acredite, isso te trará não apenas mais autoridade no segmento e clientes, mas também liberdade de tempo para se preocupar com outros setores importantes do seu negócio. 

 

Compartilhe o conteúdo e anote tudo que precisar para alavancar a sua marca no meio digital!