Férias PJ: como ter a folga merecida sendo empresário(a)

Pequenos e microempresários costumam acumular todas ou a maioria das funções de suas empresas. Muitas vezes isso acaba sendo necessário, pois o faturamento pode não ser suficiente para pagar um funcionário, por exemplo. Em outras, isso acontece porque acabamos nos tornando centralizadores e pensamos que somente se estivermos presentes 24 horas por dia e 7 dias por semana a empresa irá crescer. A verdade é que todo mundo merece descansar, por isso, separamos algumas dicas para férias PJ.

 

Não é somente questão de merecimento, como de necessidade. Existe um momento em que por mais que tentemos produzir e crescer mais, o cérebro e o corpo param de funcionar. É difícil entender isso, mas o descanso tem a mesma importância que o trabalho no bom desenvolvimento da empresa. As férias PJ podem e devem acontecer para que o empreendedor tenha um tempo de respiro!

Pois somente assim ele ou ela poderá recarregar as energias e voltar com novas ideias e sugestões para o seu negócio. Mas, para  isso, é importante conseguir se desconectar e delegar funções. E, também, é fundamental ter um planejamento e previsões. Confira as dicas para férias PJ!

 

1- Planejamento é a chave

 

Para tirar férias PJ é ideal que você projete meses à frente da sua decisão, tendo em mente meses e épocas em que seu faturamento será mais baixo. Por exemplo, com o fim de ano se aproximando você pode considerar se essa época é fraca para os seus negócios, e então avaliar se vale a pena tirar uma semana ou até 15 dias. 

 

Você também pode considerar distribuir suas férias ao longo do ano para poder experimentar e descobrir se o seu negócio sobrevive sem você do jeito que está estruturado. Primeiro tirando menos dias e depois aumentando o número de dias em que estará ausente.

 

Faça um checklist do que é urgente e deve ser feito antes dos dias de descanso para poder se desconectar o máximo possível. Não adianta tirar férias se no final das contas sua cabeça estará ocupada o tempo todo com problemas que ficaram pendentes e dependem de soluções rápidas.

 

2- Escolha e treine um responsável

 

Se o seu negócio for maior e precisar continuar rodando, é fundamental que você tenha alguém de confiança para gerir a empresa enquanto estiver fora. 

 

Não ter alguém para quem você possa repassar as principais funções de decisão irá te deixar refém a vida toda do seu negócio!

 

É imprescindível realizar um treinamento e, aos poucos, ir atribuindo novas funções a essa pessoa, para entender se ela dá conta e entende o processo da empresa. Detalhe o que essa pessoa pode decidir e o que ela terá que repassar a você.

 

Analise o que precisa ser feito por esse substituto em sua ausência, criando metas e prazos. 

 

3- Adapte suas férias ao seu perfil e ao perfil do seu negócio

 

Primeira vez tirando férias PJ? Talvez você não queira se desconectar totalmente, então estipule um período do dia em que irá resolver assuntos importantes e checar como o negócio está andando em sua ausência. Nesse tempo, você pode adiantar pedidos, por exemplo.

 

Ainda mais, se a sua empresa não pode parar, e se você não tem ainda um substituto 100% alinhado com as necessidades do negócio, pode ser interessante permanecer disponível em algum momento do dia. Mas não esqueça de se desconectar depois para descansar!

 

Se o seu perfil precisar acompanhar o que está sendo feito, você e sua equipe podem usar ferramentas de controle de atividades como o asana e o trello que são atualizadas no mesmo momento. Também é possível programar uma chamada de vídeo a cada dois dias para se inteirar das ações da empresa.

 

O ideal é que você se desconecte do computador e do celular totalmente por alguns dias, para efetivamente conseguir ausentar a mente e dar espaço para novas ideias e inspirações. Além disso, se você já treinou alguém para ficar no seu lugar, essa pessoa precisa provar ser capaz de realizar sem sua supervisão o tempo todo. Isso também é um voto de confiança. 

 

4- Separe atividades de lazer para fazer, mas não se cobre!

 

Chegou a hora de fazer o que você tanto queria! E são tantas atividades, entre ver séries, filmes, viajar, ler aqueles livros que ficaram de lado, ou ainda se exercitar e se dedicar a um hobby. Mas saiba que está tudo bem se você quiser simplesmente dormir, ver amigos e familiares e jogar uma boa conversa fora. Férias são para descansar e não para produzir, você merece um tempo todo seu!

 

Bom planejamento e boas férias!

 

Mais conteúdo para você:

 

Organize o fluxo de caixa da sua empresa em 4 passos

 

5 boas práticas para o empreendedor individual

 

Vendas de Natal: planeje-se e fature neste fim de ano

×

Olá!

Precisando de ajuda com o Vendizap? É só clicar abaixo para falar com o Suporte.

× Ajuda