Entenda e mensure os KPIs do WhatsApp Business

 

Recentemente, te ensinamos aqui no blog do Vendizap os benefícios do WhatsApp Business para sua empresa, bem como como migrar para essa versão. Agora queremos te ensinar a mensurar os KPIs, ou seja, as métricas desse perfil comercial.

 

O interessante de realizar essas análises é poder ter conhecimento sobre o número de mensagens que foram enviadas com sucesso, entregues e lidas. Assim, você pode realizar testes AB, mensurar e reavaliar suas campanhas e estratégias. 

 

Somente acompanhando os KPIs você pode ter eficiência nas suas ações e saber quais caminhos comunicacionais fazem mais sentido para o seu negócio. 

 

Então vamos aprender a observar essas métricas e como utilizar outros recursos para criar novas métricas. Vem com a gente!

 

1- KPI taxa de recebimento

 

Aqui você pode descobrir a quantidade de usuários que receberam as mensagens enviadas por você. A maior utilidade de acessá-la é poder conferir se suas listas estão atualizadas apenas com clientes ativos.

 

Se você mandou uma mensagem para 50 clientes e somente 30 receberam, 20 não foram atingidos por sua ação. Isso pode acontecer porque o número desses clientes não existem, eles estavam sem Internet, o número mudou ou ele te bloqueou. 

 

Para melhorar: fique de olho e exclua da sua lista de envio números que não recebem suas mensagens. 

 

2- KPI taxa de leitura 

 

Essa taxa é referente aos usuários que receberam a mensagem e a abriram ela. Essa métrica é interessante pois você pode ter uma noção da taxa de rejeição, ou bounce rate.

 

Para melhorar: pense em frases curtas e que atrativas para comporem logo o ínicio da mensagem, isso irá aumentar a sua taxa de abertura. Essa primeira parte do seu texto será exibida na amostra que pode ser visualizada nas conversas antes da mensagem ser aberta.

 

Em geral, você tem entre 32 e 45 caracteres para chamar a atenção do consumidor, pois nos aparelhos Android, em tamanho de fonte padrão, as amostras têm esse intervalo de variação. Já nos iPhones, que exibem duas linhas de preview, a amostra varia entre 55 e 75 caracteres.

 

3- KPI taxa de resposta

 

Esse KPI é muito importante. A taxa de resposta não é uma métrica oficial da plataforma, portanto, o WhatsApp Business não irá te oferecer esse dado. Mas você pode deduzi-la dividindo o número de respostas recebidas pelo número de mensagens abertas.

 

Por exemplo, 40 pessoas abriram sua mensagem e 18 responderam, então você teve uma taxa de resposta de 45%. Geralmente, acima de 10% é uma taxa boa, mas é interessante que você analise todas as suas ações para que sempre tenha um retorno grande dos seus clientes. 

 

Para melhorar: use imagens atrativas, seja cordial e instigue a curiosidade, converse com o cliente e estimule uma resposta. Ofereça informações, códigos promocionais ou outros atrativos para quem interagir de volta.

 

4- KPI visualização de status

 

Essa métrica também não é oficial. Sempre que compartilhar um status, você poderá conferir nele mesmo quantas pessoas visualizaram, quem foram essas pessoas e em qual horário. 

 

Para melhorar: publique os status em horários mais frequentes de visualização 

 

5- KPI conversões e vendas

 

Originalmente o WhatsApp não é rastreável, ou seja, caso um cliente chegue à sua vitrine ou site por meio de um clique em um link no WhatsApp, o Google Analitycs não poderá reconhecer a origem dessa visita.

 

Para melhorar: crie uma URLs parametrizada, por meio do site Bit.ly, por exemplo, e depois use ela com exclusividade nessa plataforma. Assim, poderá ter conhecimento de todos os clientes que chegaram ao seu site por meio dela. 

 

Gostou desse conteúdo? Tenha acesso a mais informações valiosas acompanhando-nos no Instagram e no Facebook e veja mais posts do nosso blog.

×

Olá!

Precisando de ajuda com o Vendizap? É só clicar abaixo para falar com o Suporte.

× Ajuda