Vendas pelo WhatsApp: como vender e ganhar mais

Não é de hoje que as vendas pelo WhatsApp ganharam força. São 130 milhões de usuários do WhatsApp no Brasil, que somam 1,5 bilhão a nível mundial. Esses números demonstram o poder de alcance da rede social.

Se você está lendo esse texto, é bem provável que já faça vendas pelo WhatsApp, pois já deve ter conhecimento do potencial desta plataforma de mensagens instantâneas.

Confira nossas dicas para você ganhar mais dinheiro e ver o seu negócio crescer!

.
.

1. Baixe e instale o WhatsApp Business

Esse é o primeiro passo para profissionalizar sua comunicação e agilizar suas vendas e contatos! Somente com essa versão do app para negócios você poderá automatizar algumas tarefas e configurar mensagens de primeiro contato, por exemplo.

Com ele também irá conseguir organizar as mensagens com etiquetas e não perder tempo procurando conversas, ou perder pedidos. Isso já vai otimizar muito a sua rotina.

Uma dica importante aqui é você ter um número somente para a sua marca/negócio, pois assim irá poder se desligar depois do horário comercial. Mas isso é uma escolha sua.

Para baixar o app, você pode buscá-lo tanto no Google Play como na Apple Store. Siga as instruções abaixo:

1- Acesse um dos links acima, baixe o WhatsApp Business e abra o app;

2- Selecione “Concordar e Continuar”;

3- Dê permissão ao aplicativo para que ele possa acessar contatos, fotos e arquivos;

4- Digite e verifique seu número de telefone comercial.

Se o número de celular que você quer usar já estava sendo usado no WhatsApp, o app irá informá-lo e sugerir que você transfira o número de telefone para o WhatsApp Business. 

Não se preocupe pode aceitar a sugestão, pois o WhatsApp vai restaurar o backup de mensagens para o número de telefone.

Também é possível utilizar WhatsApp Business e WhatsApp Messenger em um mesmo celular, mas somente se cada aplicativo estiver vinculado ao seu próprio número de telefone (no caso de quem tem um mobile que aceita dois chips ou mais). 

.
.

2. Configure corretamente o WhatsApp Business

Felizmente, não há grandes diferenças na navegação do WhatsApp Business se comparado ao WhatsApp pessoal. 

O primeiro passo para aumentar suas vendas pelo Whatsapp é criar o perfil comercial, incluindo endereço, descrição, horário de funcionamento, site e e-mail.

Na sequência, o ideal é você organizar os contatos e conversas por meio de etiquetas. Para tanto, é necessário acessar Configurações > Etiquetas para ver as etiquetas padrão do próprio app: novo cliente, novo pedido, pagamento pendente, pago e pedido finalizado. Você também pode criar etiquetas novas em (+).

Para usá-las, abra uma conversa, clique sobre o menu de três pontos no lado superior direito e toque em “adicionar etiqueta à conversa”. 

Configure, na sequência, as respostas rápidas acessando o menu de três pontos no canto superior direito > Configurações > Configurações da Empresa. Lá você pode escolher entre editar três tipos de mensagens: de ausência; de saudação e respostas rápidas (essas últimas funcionam com atalhos). 

As mensagens de saudação e ausência são importantes pois darão uma resposta ao cliente quando seu estabelecimento estiver fora do horário, ou logo no primeiro contato. Já as respostas rápidas vão facilitar diálogos recorrentes.


Dica bônus 1: utilize as estatísticas do fluxo de mensagens, acessando o menu de três pontos > Configurações > Configurações da Empresa > Estatísticas. Por lá você poderá ter dados para entender quantas mensagens foram enviadas, entregues, lidas e recebidas. 

Dica bônus 2: use e abuse do WhatsApp Web, com ele você consegue visualizar melhor as conversas, evitar erros de digitação e controlar com mais eficiência as vendas.

.
.

3. Peça o número de novos clientes em cadastros

Não adianta você ter uma boa estratégia de comunicação se não tem os contatos, não é? Então sempre que possível peça o número de celular dos novos clientes. Mas não esqueça de pedir permissão para mandar mensagens.

Nunca envie mensagem não autorizada. Ou seja, para um destinatário que não aceitou receber esse tipo de comunicação previamente. Isso pode estragar sua relação com o cliente.

.
.

4. Utilize listas de transmissão e não faça grupos

Todo mundo odeia grupos comerciais. Eles só interessam ao admin. Para aumentar suas vendas pelo Whatsapp crie uma lista de transmissão, selecione todos os contatos que deseja colocar nela e pronto! Sempre que for enviar uma mensagem e imagem, ela será enviada para todos.

.
.

5. Use o Vendizap

Você deve ter reparado que seus pedidos, apesar de similares, são recebidos cada um de uma forma, com uma maneira de escrita. 

Apenas fazendo o cadastro e adicionando seus produtos com foto, preço e descrição, a nossa ferramenta cria uma loja virtual extremamente organizada e visual, aumentando suas vendas!
Você só precisa compartilhar o link da sua lojinha com os clientes interessados. Assim que eles fecharem uma compra, o Vendizap manda uma mensagem automática te informando. Nosso plano básico não te cobra nada por mês, nem por inscrição. Vem com a gente!

×

Olá!

Precisando de ajuda com o Vendizap? É só clicar abaixo para falar com o Suporte.

× Ajuda