tecnologia

A tecnologia ameaça ou potencializa meu negócio?

É um fato claro a todos que a tecnologia está crescendo cada vez mais em diversas áreas: medicina, automotivo, robótica e também justamente na área que nos interessa, no varejo!

Nossa intenção com este post não é te assustar ou deixar você com medo da poderosa tecnologia de nossos tempos
mas justamente pelo contrário, queremos te tranquilizar porem conscientizar, até porque isso vem acontecendo desde a revolução industrial e alguns conceitos permanecem sólidos até hoje, e provavelmente vão perdurar mais um tempo, e é isso que nos interessa.

O que já mudou nas vendas

O mercado varejista vem sentindo um dos impactos da tecnologia por uma grande transformação por conta dos novos canais de vendas que tem ganhado força nos últimos anos, entre os de mais relevância podemos citar as redes sociais por exemplo.

Vamos olhar rapidamente as redes de maior impacto no mercado mundial, primeiramente o Facebook que completou 15 anos de existência no ano de 2019 com aproximadamente 2,3 Bilhões de usuários no mundo todo e mais de 120 milhões de usuários no Brasil.

O Instagram por sua vez já chegou a marca de 1 bilhão de usuários e somente no Brasil a rede já possui 110 milhões de usuários ativos.

E se você pensa que essas redes são coisa apenas de adolescentes ou universitários saiba que não é bem assim, provavelmente existem centenas e talvez milhares, senão milhões de pessoas que podem ser seus clientes e se encontram navegando nessas redes de diferentes gostos, idades, preferências e desejos de compra.

Então perceba que a tecnologia a grosso modo dizendo, apenas está mudando as coisas de lugar
por exemplo quem antes precisava pegar um telefone pra fazer cotação/fazer pedido de determinados produtos
hoje pode entrar na página oficial da empresa no Facebook ou no Instagram por exemplo e verificar os valores e até mesmo comprar, anteriormente, quem precisava ir até determinada loja para adquirir os produtos de seu interesse
já hoje ela pode por exemplo solicitar ao vendedor no whatsapp que lhe envie fotos e demais detalhes, tira todas as suas dúvidas e também já pode efetuar a compra.

A tecnologia ameaça quem então?

A tecnologia será uma ameaça para aquele empreendedor ou empreendedora que não conseguir captar que agora temos novos canais de atendimento e vendas que estão pouco a pouco substituindo os antigos, é isso que a tecnologia está fazendo, mas existem algumas coisas que a tecnologia nos trouxe que podemos e devemos tirar vantagem, veja só!

A primeira coisa importante para quem entendeu que a tecnologia é uma vantagem e irá potencializar seu negócio é que a internet quebrou quase todas as barreiras geográficas que antes ditavam até onde poderíamos atingir/vender.

Sua loja no varejo pode muito bem atender o cliente que acabou de chegar no seu balcão e pediu o produto x
como ao mesmo tempo pode estar finalizando a compra de um cliente que se encontra geograficamente do outro lado do país, mas através de sua vitrine virtual ele também tem acesso aos mesmos produtos e agora só precisa aguardar a entrega do que foi adquirido. Entende o poder disso?

Uma outra coisa importantíssima é que a tecnologia sim facilita as conexões entre produtos e consumidores
porém quase sempre ela comete um erro: A robotização da comunicação.

Sabe qual é o problema disso? Sabe quando estamos em algum site de compras ou precisamos resolver algumas coisas com a operadora do celular e um robô nos atende? Pois bem, é chato não é?

É, relacionamento… Isso muda tudo!

Então onde está nossa vantagem? Você precisa continuar fortemente humanizando sua comunicação.
Em tempos de tudo muito acelerado, com redes sociais e conexões de contatos que são feitos em frações de segundos, as pessoas estão cada vez mais carentes de receberem um atendimento próximo, cada vez mais querendo falar com ”gente” e menos com robôs.

O primeiro passo então para estar próximo de seu cliente é atendendo em um canal onde ele sinta que está falando direto com você, um atendimento exclusivo, e não é segredo pra mim nem para você que atualmente o whatsapp é o canal mais utilizado aqui no Brasil, cerca de 98% da população o utiliza então temos certeza que seu cliente e seu futuro cliente estão lá!

Para dar mais praticidade para seu cliente seria legal se ele tivesse acesso também aos seus produtos e ali já tira todas as dúvidas, acelerando o processo de compra e o deixando mais satisfeito.

Lembre-se que antes de tecnologia, Facebook, Instagram e Whatsapp, você vende para pessoas, seu negócio é com gente e não com coisas, venha transformar o atendimento em uma experiência inesquecível e comece a aumentar suas vendas ainda hoje.

A melhor plataforma para fazer isso você já conhece!
Crie sua vitrine no Vendizap e comece a encantar seus clientes
é de graça! Ta esperando o que?
Acesse: https://app.vendizap.com/?entrar#/login?redirect=vitrine
E cadastre-se agora mesmo!

×

Olá!

Precisando de ajuda com o Vendizap? É só clicar abaixo para falar com o Suporte.

× Ajuda